31 out Tom Jobim é bossa-nova? – Resposta Rápida
Tom Jobim é bossa-nova? – Resposta Rápida
É o que ele quiser ser, Tom Jobim fora do Brasil é tratado com reverência. Aqui por não ter sido de fato famoso, e pela mídia esculachada transvertida de culta, é tratado muito mal.
Tom Jobim é um pai da bossa-nova, que dividiria com outros nomes como Jonnhy Alf e João Gilberto, mas não importa, Alf foi ao samba-jazz, e Gilberto é retrato fiel do conceito bossa-nova.
Jobim como compositor voou onde poderia, fez xote, frevo, o que quis, música para concerto e o que mais preferiu. E seguimos assim, foi feliz, e deixou extenso legado muito além do Tom bossa-nova de Vivo Sonhando e Teresa da Praia, Garota de Ipanema e outras coisas mais.
Transcende?
E sua obra hoje transcende, todavia, o que chamamos de bossa-nova.
Alguns autores se enraizaram e vivem do estilo até hoje. Tom Jobim foi muito além em suas composições e obras fonográficas.
Tom Jobim para mim está entre os maiores compositores da música do século XX, reunindo autores de qualquer gênero e até entre música erudita e popular – pra entendermos, por que eu prefiro música escrita e música fonográfica como termo.
#VemProSuzaLIma
Estudamos esse reflexo no curso de história da música na Faculdade Souza Lima e claro, no técnico de produção na História da Produção Fonográfica.