07 abr Todo músico precisa ser bom de estúdio?
Todo músico precisa ser bom de estúdio?
Ser bom de estúdio é estar preparado para qualquer tipo de produção musical – aovivo, overdubbing ou mista. Tendo um instrumento com boa qualidade e sonoridade, e habilidade para registrar a primeira vista ou interagindo de maneira improvisada com qualquer proposição fonográfica.
Particularmente entendo que para consolidar uma carreira musical precisamos estar dispostos e preparados para diversificar nossa atuação. Então, desse modo, todo músico precisa ser bom de estúdio se essa for uma frente que o músico predispõe em sua atuação.
Eu, particularmente, sempre adorei a produção musical e a vivência em estúdio. Entre 2003 e 2006 vivi quase que exclusivamente como músico de estúdio, no meu em particular. E ainda ficava entre duas e três vezes por semana a disposição em um estúdio na zona norte de São Paulo e grava o que aparecia.
Gravar de tudo!
E imagine, que aparecia de tudo absolutamente. Gravei nessa época forró rasgado, brega, rock, pop, estilo mpb, xote e baião.
Nesse espaço obtive respaldo para criar introduções, solos e interlúdios, novas harmonias, e isso tudo sem dúvida trouxe um crescimento absurdo ao meu fazer musical.
Reflexo pra leitura a primeira vista, foi uma conquista importante, mas ao mesmo tempo nesses trabalhos havia muita coisa a tocar só ouvindo, onde melhorei muito minha percepção.
Nos dias de hoje, músicos da OSESP fazem trabalhos em estúdio, tive oportunidade de escrever arranjos e composições pra músicos importantes da cena erudita. O que demonstra estúdio é trabalho, e deixar de fazê-lo diminui a versatilidade que precisamos para nos condicionar instrumentistas. E viver de maneira tranquila de música.
Pense nisso!