Todo músico precisa dar aula?

Todo músico precisa dar aula?

Todo músico precisa dar aula?

Não, mas mais do que um ganho pão, o conhecimento adquirido em um fazer musical pode ser perpetuado se transmitido in loco, em uma atividade letiva.

Grandes compositores da história da música lecionaram. Grandes instrumentistas lecionaram, e grandes intérpretes também!

Se em classes magistrais, masterclass, ou no dia a dia de uma escola de música, faculdade ou universidade, tanto faz. A ação da aprendizagem faz parte da atividade do músico. Refletir sobre a aprendizagem que passamos para reaplicar na formação de novos músicos.

Então é inerente ao músico de alguma maneira lecionar.

O aprendizado que recebemos para o estudo de um instrumento pode ser insuficiente para a atividade. Assim, há disponíveis no mercado programas livres de formação continuada para a educação musical, programas pontuais, a própria licenciatura em música, e a pós-graduação em educação musical.

O Souza Lima oferece esses programas.

Cado músico avalia sua ação. Eu, por exemplo, preciso dar aula. Faz parte do meu querer a transmissão dos processos de aprendizagem. De onde viemos e para onde vamos quando vem formados.

Se você em particular não tem essa expertise, pode desenvolvê-la. Educadores também necessitam passar por um processo de formação. Na verdade é fundamental.

#VemProSouzaLima