25 abr Tocar pode causar lesão?
Tocar pode causar lesão?
Com toda certeza caro leitor. Tocar tensionado, em posição incorreta, por um longo período pode causar lesão. Então a questão está válida como afirmação: tocar pode causar lesão!
História pessoal
Por volta de 1998 eu estudava piano e violão e os dias entre quatro e seis horas praticava sem intervalos dividindo os instrumentos, as vezes passando de um para o outro sem repousar ou sequer intervalo.
O violão e o piano são instrumentos que utilizam de posicionamentos totalmente diferentes. Ambos são de coordenação motora fina, mas a motricidade ou melhor, a espécie de movimento é substancialmente diferente. Resultado?
Ganhei uma inflamação tão grave que o aconselhamento médico foi simples: ou fica sem tocar até desinflamar ou no futuro vai ter que operar.
Havia um nódulo, e ainda havia tempo para que o corpo reabsorvesse.
Imagine agora um adolescente cheio de vontade de tocar ter que parar por alguns meses? No meu caso seis meses de espera, e muito leitura. Aproveitei o momento para estudar música de outras maneiras, ouvir mais, solfejar ritmo e melodia, história da música… E ocasionalmente estudava a mão direita ao violão e ao piano, já que o meu problema se concentrara no braço esquerdo.
A dor que começou no dedo mínimo da mão esquerda, subiu pra mão, pro antebraço, braço, ombro, e seguia… O repouso evoluiu, a acupuntura ajudou muito, mas o que me curou foi a natação, talvez o esporte mais recomendado para os músicos por trabalhar a musculatura de maneira uniforme.
Quando regressei a prática dos instrumentos dosei o piano diminuindo substancialmente a frequência do estudo. E passei a encarar o violão como meu principal instrumento.
Eu particularmente, mais experiente avaliando, verifico que o que causou a lesão foi a mudança de professor que eu havia passado ao violão, que promoveu uma alteração técnica e de posicionamento somado as horas desenfreadas de prática. Faz mais sentido do que avaliar apenas o acúmulo de dois instrumentos, que retomei depois, até com outros instrumentos e nunca mais tive lesão.
Aconteceu algo parecido com você?
Procure um médico ortopedista, siga as orientações, faça ultrassonografia, ressonância, tudo que há disponível no mercado. E de cara aconselho novamente a natação. Embora prevenir é melhor do remediar, procure estudar de maneira muitíssimo correta, siga a orientação de um bom professor.
Valeu!