O que é Teoria Musical?

Não são poucos os que decidem estudar música e preferem fugir a galope da Teoria Musical.

Mas fugir para que se a teoria é fundamental para a consolidação do conhecimento em música?

A teoria está envolta a prática musical! Vamos descobrir?

Afinal o que é teoria musical?

  • Teoria musical é um conjunto de normas que estabelece diretrizes para a grafia dos sons.
  • Teoria Musical é um conjunto de valores da linguagem musical que propicia a comunicação verbal através dos elementos da música.
  • Teoria Musical é um conjunto de elementos simbólicos que se estabelecem graficamente na estruturação de uma partitura.

Conhecer os paradigmas da teoria musical é estabelecer-se alfabetizado em uma linguagem comum e presente em quase a totalidade do globo terrestre.

A teoria identifica valores e elementos físico-musicais – como altura, duração, intensidade, timbre, melodia, harmonia e ritmo -, estabelecendo símbolos para registrar uma ideia musical.

Quanto a comunicação

O simples fato de nomear um conjunto de sons é parte do estudo da teoria da música.

Estabelecer uma contagem para iniciar uma execução de uma canção, é elemento primordial da teoria musical.

Identificar mesmo através de aparelhos eletrônicos, ou aplicativos, sons para gerenciar a afinação de um instrumento é parte da teoria musical.

Muitos dos que fogem do estudo da teoria na realidade são imbuídos de conhecimentos apenas desordenados, mas que compõe intimamente os elementos da teoria musical.

A organização do estudo

Estudar os elementos da teoria propicia uma avaliação profunda do fazer musical. Existem linhas correntes da escrita musical, e que compõe um vocabulário profundo para os músicos.

Partitura é a mais completa forma de grafia musical com símbolos para altura, duração, intensidade e timbre.

Cifra – letras maiúsculas e minúsculas compostas com símbolos e números, que representam conjuntos de notas. Pode ser aplicado acima de uma letra. Ou na partitura sobre a pauta. Não identifica altura, timbre, duração, ou intensidade.

E a tablatura?

Tablatura – embora muitos imaginem que tenha surgido com os instrumentos do século XX como a guitarra elétrica e o contrabaixo, a tablatura se estabeleceu por volta do século XIV. E possui função importante na escrita musical se aliada a partitura, identifica o timbre, haja vista que instrumentos de cordas pinçadas possuem mais de uma localização para a mesma altura.

Vamos em frente! Inaugurando nosso glossário!

Artigo postado em 29 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 3 de abril de 2019.

SHARE
Previous articlePara que serve uma trilha sonora?
Next articleO que é um tecnólogo em música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.