Tem problema ouvir antes de tirar música da partitura?

Tem problema ouvir antes de tirar música da partitura?

Tem problema ouvir antes de tirar música da partitura?

Nenhum problema caro amigo, meu querido aluno Tiago. O fato que devemos relembrar é que aprendemos linguagens por dois meios: através da escrita – pela partitura, através da oralidade – pela escuta. Dos meios colhemos elementos diferentes. Esse é o ponto de ouvir antes de tirar música da partitura.

Para uma aluna que está em preparação para o vestibular recomendei um estudo técnico ao violão – leitura de partitura, coordenação, fisiologia e gesto. Justo que esses elementos estão sendo introduzidos através da partitura.

Mas há obrigatoriedade ao vestibular em apresentar uma peça de confronto (ou mais). Então recomendei a esta aluna que desde já ouvisse uma interpretação em especial da obra que deve ser sua música de admissão.

E veja então!

Pedi que cantasse, mesmo que por ouvido interno, toda a obra. Vamos de fato aprender ou iniciar a leitura da obra lá para agosto ou setembro. Até lá a aluna vai ter fluência com cada frase musical. Saberá as técnicas, e será muito mais prazeroso o aprendizado.

É uma aluna de nível intermediário, recém-saída de nível iniciante. O fato é que educar dá trabalho. E o educador precisa de ferramentas, esse é o ponto.

A aprendizagem por oralidade é uma ferramenta tão importante quanto, e alguns casos por somar-se ao ver além de ouvir, ainda mais importante que a escrita.

Pensemos nisso, para isso que decidi ter esse blog.

#VemProSouzaLima