Fale Conosco

Sete livros sobre música brasileira que você deveria ter

Sete livros sobre música brasileira que você deveria ter

A formação de um músico profissional é composta por cursos regulares, cursos livres, e muita leitura. Gostaria de estudar música brasileira? Aqui estão Sete livros sobre música brasileira que você deveria ter para começar a falar sobre o assunto como dica para certos jornalistas.

Livros

1 – Dicionário Houaiss Ilustrado – Música Popular Brasileira

2 – História da Música do Brasil – Vasco Mariz

3 – Uma história da Música Popular – Jairo Severiano

4 – A Casa Edison e seu tempo – 2 volumes – Humberto Franceschini

5 – Ensaio Sobre a Música Brasileira – Mário de Andrade

6 – Música Popular – Do Gramofone ao Rádio e TV – José Ramos Tinhorão

7 – Dicionário do Folclore Brasileiro – Luís da Câmara Cascudo

É isso?

Esses Sete livros compõe uma excelente iniciação aos que pretendem conhecer origens e reflexões sobre a música feita nos pouco mais de quinhentos anos de história do Brasil, e que se sobrepõem aos valores da cultura europeia dialogando, divergindo e convergindo. Sem dúvida esses Sete livros sobre música brasileira que você deveria ter compõe um excelente primeiro passo.

Um pequeno investimento que resolve a pesquisa primordial sobre os termos e argumentos históricos dos gêneros, instrumentos, e linguagem empregada na prática da música brasileira.

Justificativa

O Dicionário Houaiss Ilustrado, possui mais de 230 mil verbetes sobre autores, compositores, músicos, instrumentos, gêneros e estilos da música do Brasil. E está publicado também na internet.

O livro História da Música do Brasil de Vasco Mariz, jornalista de formação, e musicólogo, contempla a música erudita brasileira desde os primórdios do século XVII.

Uma Breve história da música popular, também está na sugestão de 7 livros sobre música brasileira que você deveria ter. Apresenta em linguagem acessível o fazer musical brasileiro da era do Rádio aos festivais.

A Casa Edison

Para saber sobre a música fonográfica, o princípio da gravação no Brasil, A Casa Edison e Seu tempo, conta a história recheada de partituras, discos com gravações históricas, e muito conhecimento acoplado com uma extensa lista fonográfica ilustrada em CD – dos melhores.

Na visão de Mário de Andrade, figura fundamental do modernismo brasileiro, da semana de 1922, o Ensaio sobre a Música Brasileira apresenta um texto livre (ensaio) que idealiza fronteiras que se concretizaram em esferas inesperadas, e que Andrade planejou para a música erudita do Brasil. Alguns passos que de fato se concretizaram.

Gravação

Particularmente não indico livros de José Ramos Tinhorão, discordo dos métodos de pesquisa, e abordagem sobre alguns artistas, mas esse livro cumpre uma parte importante que está entre a Casa Edison e Seu tempo, e o livro Uma breve história da música popular, de Jairo Severiano. O livro Música Popular – Do Gramofone ao Rádio e TV, é realmente um bom compêndio informativo – provavelmente o melhor trabalho do autor.

A música brasileira em vista tem presentemente gêneros rurais, ritmos rurais, gêneros urbanos, termos, e significados que por vezes nos perdemos, e João da Câmara Cascudo, pesquisador de renome, reuniu em sua obra Dicionário do Folclore Brasileiro o que há de mais importante para alguém interessado no Brasil e na música brasileira. Trata-se de uma obra significativa da cultura brasileira.

Aproveite! E faça esse pequeno investimento!

É possível adquirir livros usados em conta no site www.estantevirtual.com.br. O que sabemos, poupa algumas centenas de árvores! Vamos ao estudo.

Produza fichamentos que te conduzam a registrar a informação adquirida em cada livro. Confronte as informações entre os livros de modo a refletir sobre cada processo.

Algo que sem dúvidas precisamos destacar é a importância desse leitura ser alimentada por uma escuta detalhada dos repertórios propostos nos livros. Aí sim, começamos a ter possibilidades de arguir, pensar e responder sobre a música brasileira.

Vamos enfrentar a ignorância com inteligência respaldada em livros. Em métodos. Em dicionários.

#VemProSouzaLima

Publicado em 28 de maio de 2018, ampliado e revisado no dia 2 de dezembro de 2020.