Saxofone ou trompete? Qual mais fácil?

Ligadura de expressão pode ser usada para marcar fraseado?

Saxofone ou trompete? Qual mais fácil?

Saxofone ou trompete? Qual mais fácil?

Um atencioso leitor escreveu perguntando sobre as diferenças centrais entre a prática do trompete e do saxofone. Vamos lá, procurando elucidar o máximo possível os valores de cada instrumento, ambos aerofones.

O Saxofone é um instrumento da família das madeiras. Possui quatro modelos, diferentes em altura ou registro, mas que mantém-se similar em timbre.

O Saxofone utiliza palheta, parte composta da boquilha. E em sua prática utiliza igualmente os dedos da mão direita e esquerda, coordenação motora fina.

O trompete é um instrumento da família dos metais. Possui três pistons movimentados pela mão direita, com o som projetado pela ventilação humana.

Se comparados, o trompete demanda um fluxo de ar mais agressivo para sua execução, principalmente para os sons agudos. E apenas a mão direita é protagonista da execução, em coordenação motora fina.

A tessitura de ambos é praticamente a mesma quanto ao número de oitavas.

Em altura o trompete é compatível ao saxofone soprano.

Quanto a escrita ambos são transpositores. Sendo que o Saxofone possui transposição ou em Bb ou em Eb, saxofone tenor e soprano, saxofone alto e barítono respectivamente. Enquanto o trompete é transpositor em Bb.

Referências estéticas no instrumento são muitas. Ambos possuem protagonismo histórico para a música popular. Miles Davis, Louis Armstrong, Coltrane, Shorter… A música ganhou muito com o desenvolvimento desses instrumentos.

Caro leitor, impossível elencar qual o melhor instrumento. Ambos são muito atratativos, convergem com o melhor da música brasileira, com o jazz estadunidense e europeu, seria injusto. Para você: qual timbre mais lhe agrada?

Leia o infográfico de cada um, publicados em nosso blog.

#VemProSouzaLima

Aqui no Souza Lima temos um grupo de cursos para todos os níveis, você aprender do início, e pode se aperfeiçoar, se profissionalizar, ou apenas curtir! De fato fazemos música por aqui!