Quintas paralelas são um problema para música?

Quintas paralelas são um problema para música?

Quintas paralelas são um problema para música?

Para música de textura polifônica, quintas paralelas são um problema. Esse problema decorre pelas quintas paralelas afetarem a independência das vozes, algo que se espera em uma textura polifônica.

Para monofonia, em obras do período medieval, justamente as quintas paralelas são um marco, e mesmo na homofonia – típico do fazer musical que nos é contemporâneo, as quintas paralelas são utilizadas continuamente de modo a reforçar ou desenvolver uma determinada camada.

O uso de quintas paralelas justamente reforça a estrutura em uma intenção que nas minhas classes chamo de sombreamento. E então, quintas paralelas são um problema para quem não entende de música – ou de textura musical, no fazer que envolve criação – produção musical, arranjo e composição.

Estigmas e dogmas

Infelizmente maus educadores repetem dogmas sem sustentação estética promovendo uma confusão na mente de quem ainda está aprendendo.

As quintas paralelas são um recurso musical importante. Em produção musical use tranquilamente, reforça o que se pretende ter como primeira camada.

Obrigado pela leitura, e vamos em frente cravando a comunicação em música e desmitificando as bobagens que se tem como norma por aí.

#VemProSouzaLima