Quero ser luthier

O luthier é um artesão que produz instrumentos musicais, ou aquele que regula e reforma um instrumento.

Muitos profissionais da área de luthieria iniciaram suas carreiras dedicando-se a atividade de instrumentista ou interromperam os estudos de instrumento para dedicar-se exclusivamente a essa área de atuação do músico.

Um fato: o luthier é fundamental para o desenvolvimento musical de todo instrumentista. Em suas mãos está a atuação necessária para a preparação de nossos instrumentos musicais, para auxiliar cada ação solicitada por uma obra musical.

Tocar com um instrumento desregulado é um desafio e tanto. Atrapalha muitíssimo. Condiciona a execução a trejeitos técnicos que desfazem o objetivo de leveza interpretativa, de tranquilidade aos movimentos. De destreza.

O nivelamento dos trastes, por exemplo, de uma guitarra ou violão!

Se algo está errado a afinação oscila, e o movimento do bend não adianta tentar!

A restauração de um vazamento em uma flauta ou saxofone, o luthier especializado fará. Bocais. Movimentos sensoriais, tarraxas e afinação. Troca de cordas, estopas e até a confecção de um instrumento sob medida. Para tal está a figura do luthier.

O violonista Sérgio Abreu abandonou uma brilhante carreira de concertista para dedicar-se exclusivamente a luthieria. Seus violões hoje são utilizados pelos principais violonistas brasileiros.

Os violões Sérgio Abreu possuem equilíbrio, sonoridade plena e volume – sem dúvida uma especialidade como instrumentista que contribuiu de forma marcante ao alcance de sua criação artesanal.

No Brasil inexiste universidade ou faculdade que ofereça cursos de luthieria.

O interessado na atuação de luthier deve procurar cursos livres para desenvolver-se profissionalmente. Ser assistente é um excelente caminho a carreira, já que a tradição da luthieria se estabeleceu pela oralidade.

Há muitos tutoriais no YouTube para regulagem e confecção de um instrumento. Você precisa ter todas as ferramentas necessárias.

Antes de arriscar-se em um instrumento alheio experimente em algo próprio de menor valor, uma pequena cobaia. Ver para aprender e experimentar para consolidar estão nas prioridades e lemas para a atividade do luthier.

Vamos em frente!

Conhece a série “Quero ser músico”?

SHARE
Previous articleHistória da Música Brasileira – Parte 3/3
Next articleQuero ser músico engenheiro de som
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.