Quero ser educador musical

Um músico educador, ou simplesmente educador musical, é aquele que atribui valores da formação humana através da música.

O educador musical é o musicista que atua no ensino infantil, no ensino regular – fundamental e médio, e ou aquele que através de um instrumento musicaliza. Musicalizar é humanizar pela perspectiva da música tanto quanto formar plenamente o musicista.

Se da prática coletiva de um grupo infantil ou da formação completa em um instrumento, é de certo modo a função do educador musical acadêmico, a educação em seus valores está em diálogo com a prática musical nas ações do educador.

Desde que iniciei meus estudos ao instrumento almejei também educar. Avaliei meus processos de aprendizado empiricamente e continuamente procurei reforçar as fontes do aprendizado em outras ações pedagógicas.

Na minha escola regular não havia aula obrigatória de música. E isso sem sombra de dúvidas é uma defasagem educacional. São inegáveis os benefícios do estudo da música. Um bom professor cativa e renova e para a audição humana amplia horizontes para o aprendizado interdisciplinar.

Quanto a graduação

Ao escolher uma graduação, o futuro educador musical deve escolher entre o curso de licenciatura em música ou o programa educação musical – nomes distintos que oferecem a mesma perspectiva e grade curricular.

O futuro educador musical também pode optar pelo programa de pedagogia. E manter os estudos em música em cursos livres – aulas particulares ou em um conservatório. Embora no futuro pode-se exigir o diploma de uma graduação com tema em música especificamente. Vale acompanhar as alterações da legislação, hoje não há essa especificidade na lei vigente.

É preciso tocar um instrumento para ser educador musical do ensino infantil e regular?

A priori não. Mas recomenda-se desenvolver uma boa afinação e repertório melódico – do folclore ao cancioneiro popular. O instrumento pode ajudar sem dúvidas. Eu particularmente aconselho.

O que mais o educador musical do ensino regular e infantil necessita?

Repertório, muito. Conhecimento técnico e auditivo de estilos, gêneros, instrumentos. Conhecimento histórico. Considero fundamental o domínio do Solfejo ao educador musical. Vale muito ao educador.

O educador do instrumento

Nos cursos que formam instrumentistas, bacharéis, normalmente não se aborda a prática docente do instrumento, uma lacuna incomensurável no saber do instrumentista formado. As licenciaturas introduzem alguns instrumentos, alguns cursos até três – piano, violão e flauta doce, bastante superficialmente.

Fato que muitos bacharéis em instrumento iniciam práticas letivas sem nunca ter estudado, ou sequer folheado um livro de educação musical ou de pedagogia.

Músicos que estudaram apenas livros técnicos ignoram identidade, e aspectos da psicologia que envolve a educação individual ou até mesmo linhas de construção de conhecimento. Um excelente músico e que ensina? Mas se não reflete a prática educacional, como pode ensinar? É preciso aprender a ensinar tanto quanto em determinado momento aprendemos a aprender.

Há muita resistência dos músicos de maneira geral, da prática do instrumento, em aperfeiçoar-se no ensino. Alguns chegam a desmerecer quem o faz. Erro cabal.

Ao músico bacharel formado sugiro realizar uma licenciatura, pedagogia ou uma especialização em educação para realizar as classes individuais de instrumento mais preparado. E disposto a troca que é o ensino individual.

Ao docente do ensino superior resta seguir os graus acadêmicos.  Encarar mestrado e doutorado para se desenvolver na área científica. Mas esse assunto fica para um outro momento.

Vamos estudar!

PS: Escrever o nome (que já é um símbolo) abaixo ou acima de outro símbolo musical não contribui com o aprendizado. Não faça! Opte por uma construção, inicie com poucas notas e agregue uma a uma, semana a semana. Fica a dica! A imagem é meramente ilustrativa e trouxe essa dica importante aos amigos e leitores. Aproveite!

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.