Quem é João Marcondes? Quero ser músico!

joao marconde autor souza lima blog

Como um divertimento por perguntarem aqui no BLOG quais atividades exerço ou já exerci como músico profissional decidi construir essa pequena entrevista. Quero ser músico, é uma série com intuito de contribuir com o futuro do músico profissional no Brasil, justo então falar comigo mesmo, como músico blogueiro. Com o futuro dessa profissão ainda envolta em dúvidas que culminam em certo preconceito, cada publicação tem muito valor.

Entrevistado: Eu mesmo, João Marcondes

Entrevistador: Todos que fizeram perguntas pelo Chat, pessoalmente, ou por e-mail.

  1. Quando começou seus estudos em música?

Com cinco anos de idade. Ao piano e nunca mais parei.

2. Quando decidiu ser músico?

Com cerca de 11 anos de idade comecei a estudar com mais afinco, e procurar meios que me levassem a ideia primitiva de carreira em música. Migrei ao violão então onde permaneço, embora toque outros instrumentos.

3. Quais as dificuldades iniciais para o profissional em música?

Na década de 1990, sem dúvidas, foi compreender o que fazia o músico profissional. Para mim existia apenas o músico que tocava em bar, o músico que dava aula e o músico artista – me refiro aos famosos. Não tinha a dimensão clara das atividades que cada músico exercia como as tenho hoje, e como demonstro na minha coleção de livros Universo dos Sons, na série Um musicista. Conheça mais aqui!

Seu filho quer ser músico? Que tal ler a coleção com ele, baixe o kindle no seu celular, e adquira os livros. Fica a dica!

Então como dificuldade inicial para mim foi conhecer as atividades do músico.

Realizar as escolhas profissionais e acadêmicas que culminem nas ações exercidas profissionalmente. E desenvolver um network, meios e pessoas que propiciem trocas profissionais.

A partir do momento que decidimos ser músicos, começamos nossa avaliação como profissionais, na minha opinião, é algo que trato em meus cursos.

4. Qual sua formação?

Possuo técnico em música, graduação em música, pós-graduação em docência de música brasileira, e mestrado em Educação Arte e História da Cultura, mas estudando música. Realizei inúmeros cursos livres, em arranjo, produção, regência, harmonia, áudio, improvisação…

5. Com o que atua como músico profissional?

Instrumentista.

Como instrumentista. Creio que este é o sonho primário de nós músicos. Acabei migrando ao violão como mencionei, e me dediquei para outros instrumentos como cavaquinho, guitarra elétrica, percussão, bandolim…

Continuei tocando piano, é verdade. Tenho dois discos lançados Cabriola, meu álbum homônimo, apresentado na UNESP na banca de mestrado do músico e educador Rafael Y Castro, e o Berlinde, disponíveis o Spotify.

Educador Musical

Exerço a função de educador musical no Souza Lima desde 2003, onde sou coordenador pedagógico desde 2011, e assistente de direção desde 2016. Já lecionei em cursos sobre música brasileira em países como México, Itália, Argentina, Cuba…

Comecei dar aulas de violão com catorze anos de idade.

E criei alguns programas para o Souza Lima – Técnico em Produção Musical, Técnico em Trilha Sonora e uma pós-graduação em Educação Musical com ênfase em desenvolvimento metodológico. Ainda cursos livres como Composição: Letra e Música; Arranjo para pequenos e médios agrupamentos; Composição Instrumental – Escrita, e claro, o Preparatório para Vestibular em Música.

Produtor Musical e Arranjador

Também atuo como produtor musical e arranjador desde 2003.

Possuo um selo chamado BAC Discos, onde sou fundador e diretor geral. Com mais de cinquenta álbuns produzidos individualmente, e pelo selo algo entre vinte e trinta discos. Também atuei como produtor e arranjador em espetáculos ao vivo e programas da TV Cultura, TV Rede Vida, TV Record.

 

Compositor

Compus obras para balé, trilhas de filme, e canções que compõe meus discos individuais. Atualmente dezenove álbuns lançados.

 

6. A formação é primordial para a atuação na área de interesse profissional?

Sem dúvidas. Escolher bem o programa que vai cursar entre cursos livres e regulares é determinante. Precisamos compreender o que atuar para que a seguir as escolhas dos programas culminem no que planejamos. No meu caso a diversificação é fundamental.

Estudar arranjo, composição, instrumento, regência, são enfoques que conversam com as áreas que desenvolvo como músico profissional.

Quero ser músico

Agora a série Quero ser Músico apresenta entrevistas. São muitas, com músicos e musicistas, para contribuir por gênero em suas dificuldades peculiares.

A primeira publicação dessa série está nessa pequena biografia. A seguir trabalhos de outros músicos consagrados em cada área de atuação onde atuei como entrevistador.

Vamos aprender mais para sermos músicos melhores no futuro e engrandecer nossa área de atuação profissional.

Ser músico é realmente um prazer intenso. Mas que está extremamente relacionado ao nível de dedicação e energia depositada.

Agora você já sabe quem sou eu, mais informações acesse meu site! Clique aqui!

Tem dúvidas deixe seu comentário, siga o blog, o vlog, ou envie um e-mail para joao.marcondes@souzalima.com.br

#VemProSouzaLima

Atualizado em 21 de julho de 2020, publicado originalmente em 1 de maio de 2018.

SHARE
Previous articleQual a importância de experimentar para a carreira do músico?
Next articleComposição popular se ensina?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/