Quem deveria ensinar composição?

Quem deveria ensinar composição?

Quem deveria ensinar composição?

Quem de fato é compositor e se especializou em educação. Ensinar predispõe método e metodologia, e uma ideia e uma aplicação, para quem de fato é educador, mas nesse caso é preciso ser compositor.

Nunca me esqueci de um senhor metido a entendedor profundo de música, desses que fala complicado para impressionar alunos desprevenidos, afirmando ser compositor, finalmente lançou seu primeiro trabalho solo nesse 2023. E o esperado, nada mais patético poderia se ouvir de quem se intitula compositor.

Claro, que se for arguido estará armado para defender a genialidade de sua composição. Um conjunto de tríade movendo-se arduamente pela percepção em uma escuta enjoativa e nauseada – e muitos ouvintes comprados em playlists.

Como se comportam?

Em certo tema, esse “compositor” afirmou que um livro era uma bíblia sobre ensinar composição. Alarmante, não era, nunca foi. E disse que ele tinha se formado compositor lendo esse livro de harmonia. Que fase! E finalmente o resultado de sua incrível obra (vide sarcasmo) começa a aparecer ao mundo.

E eu, um leigo aos seus olhos, que tenho uma pequena obra de música de câmara reunida e produzida em mais que uma dezena de álbuns lançados e que está próximo a completar duzentas composições publicadas, afirmo: ensina composição quem entende de compor.

Se você não estiver compondo em uma aula de composição, em qualquer nível – de curso livre até uma graduação e pós; fuja.

Vem, conta sua história que te dou 50% de bolsa para estudar música e composição de verdade. Fica aqui o compromisso.

#VemProSouzaLima, escolha bem!