Quem canta e toca ao mesmo tempo canta mal?

Quem canta e toca ao mesmo tempo canta mal?

Quem canta e toca ao mesmo tempo canta mal?

Curiosidade de um leitor que parece ser uma problematização relativa. Há quem cante mal sem tocar nenhum instrumento tanto quanto quem cante mal tocando um instrumento. Não há padrão. Existe sem dúvida fatores fisiológicos que devem ser dimensionados.

A fisiologia se adapta a maneira de cantar se em pé ou sentado. Normalmente quem está tocando violão ou piano canta sentado, se cantar em pé terá algumas dificuldades que o fará parecer cantar mal.

Mas o que é cantar mal?

Concorda que um cantor de ópera cantará mal uma música popular. Ou um cantor popular cantará mal uma ária de ópera. Um cantor de bossa-nova não compreenderá o estilo de cantar rock, e vice-versa.

Os gêneros e estilos musicais possuem parâmetros próprios. E desde o advento da gravação elétrica com microfone no final da década de 1920 a forma de cantar mudou substancialmente.

No Brasil, como já tratamos em outra publicação, o cantor Mário Reis foi o primeiro a usufruir do microfone de uma maneira a contribuir com seu canto. Compreendendo-o como um instrumento de trabalho. Noel Rosa a seguir fez o mesmo, sem possui o potencial vocal de Reis. Os canta-autores.

São muitos os que tocam cantando muito bem os seus gêneros. João Gilberto, por exemplo, mudou a música do mundo tocando e cantando. Você pode não gostar, mas sua contribuição é marcante. João Gilberto passava horas tocando e cantando a mesma música.

Chegamos então em um ponto em comum. Tocar e cantar delimita desenvolver habilidades diferentes. Você precisa estudar ou praticar o canto e o instrumento em questão, e praticar a habilidade e domínio de ambos conectados.

Eric Clapton, Fred Mercury, João Gilberto, Steve Wonder, John Mayer, e tantos outros aguardam esse pensamento! Em um show recente de Mônica Salmaso ela cantava divinamente tocando pandeiro, que coisa! Vale pensar a respeito!

#VemProSouzaLima