09 nov Que instrumento de percussão preciso para cada situação musical?
Que instrumento de percussão preciso para cada situação musical?
Organizamos nossas atividades musicais conforme nossa maneira de ouvir, ou seja, conforme sua percepção. Somos capazes de reconhecer sons entre vinte hertz e vinte mil
hertz, e justamente quando fazemos música ocupamos esse campo de frequência nos
agrupamentos musicais, bandas e conjuntos!
Então a cada momento, ao tocar instrumentos de percussão, ocupamos regiões diferentes da nossa percepção. Algumas vezes mais grave, outras mais agudo.
Um outro fator que deve ser considerado são as funções dos instrumentos: efeito, condução, clave e marcação que já aprendemos em outra publicação – procure se ainda não leu aqui no blog.
Quando vamos tocar devemos estar preparados! E qual instrumento
utilizar? Um mais agudo? Um mais grave? Um que faça efeito?
INSTRUMENTOS e o percussionista
Vamos pensar assim então para a prática: um percussionista precisa ter um bom conjunto com efeito – carrilhão, chaves, pau-de-chuva e bloco sonoro; condução – afoxé, caixa, chocalhos, cuíca, reco-reco de bambu, reco-reco de ferro, repinique, repique de mão, bongô, pandeirola, timbales; clave – tamborim, zabumba, agogô; e marcação – pandeirão, cowbell, surdo, tan-tan, rebolo, timba, repique de anel.
A ideia é ter os instrumentos corretos para a música popular como um todo. Por exemplo, no baião, xote, xaxado e forró você pode usar o zabumba, o triângulo, ganzá, pandeiro de couro para fazer ritmo:condução, clave ou marcação.
No samba|pagode você pode usar pandeiro de couro, ganzá, pandeiro de náilon, atabaque, congas, tamborim, agogô, reco-reco, repique de mão, repique de anel e cuíca para condução, clave ou marcação.
Na música pop|sertanejo você pode usar carrilhão, pau-de-chuva, conga, bongo, pandeirola.
São muitas variações! Qual o seu instrumental ideal?
#VemProSouzaLima
Saber sobre isso, sem dúvida é conhecer arranjo e produção. Que tal cursar técnico em produção aqui no Souza Lima?