CLAEM – Quarto dia – Encerramento

O quarto e último dia do Congresso Latino Americano de Escolas de Música, CLAEM, mostrou tudo que está promovido no encontro de nações tão diferentes e ao mesmo tempo com tanto em comum.

Pela manhã quatro palestras abrilhantaram a quinta-feira, última data do evento. Carlos Arana, violonista Argentino falou dos valores e proximidades entre Brasil e Argentina, na palestra “O Samba e o Tango”.

Ao mesmo tempo o educador da Colômbia John Diaz, tratava em sua palestra sobre o bom uso da fisiologia para os cantores.

As 11h Leopoldo Calderon e Rubem Amador, realizaram uma palestra de técnicas de Contraponto utilizadas como linhas de acompanhamento na Música caribenha. Encontro entre Porto Rico e Colômbia que havia surgido no CLAEM2017, na Argentina. Uma coleção de similaridades.

Ao 12h, finalizando o evento, Luis Santiago, também de Porto Rico, representando a Berklee, realizou uma atividade amplamente explicativa sobre os tipos de convênios e programas oferecidos pela instituição sediada em Boston – EUA.

Tarde

Pela tarde ocorreram os preparativos finais para o concerto dos quatro ensambles do CLAEM 2018. Repertório escolhido. Evento pronto. O auditório da nova unidade Souza Lima Paraíso, recebendo pela primeira vez o encerramento desse evento tão importante.

Enquanto os alunos ensaiavam a direção da Alaemus definiu novas comissões de publicações, mídias, novas lideranças, para produzir sobre metas projetos que beneficiem as instituições por todo ano. Encerrada as questões administrativas e definida a sede para o CLAEM2019, oa diretores voltaram seus ouvidos ao trabalho realizados pelos alunos presentes. Vamos ao recital.

Noite

As 19h30 o evento iniciou. Doze canções. Entre standards da Música brasileira e do jazz. Música pop e típicas de alguns países.

Foram distribuídas 28 bolsas de estudo para programas curtos das escolas associadas que realizam o CLAEM.

Distribuídos também os certificados para os estudantes, professores, educadores, palestrantes…

Com CLAEM 2018 encerrado, rumamos a Barramquilha, Colombina, endereço da Universidade do Norte, representados pelo músico educador Leopoldo Calderón, onde será realizado o congresso de 2019.

Nos vemos!

SHARE
Previous articleCLAEM – Terceiro Dia
Next articleDica #21 Memorização
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.