20 abr Quão importante é planejar a carreira de músico?
Quão importante é planejar a carreira de músico?
Fundamental. Primeiramente porque não iniciamos na profissão como médicos, que já partem de um piso salarial alto. Como músicos conquistamos progressivamente uma autonomia financeira. E isso pode levar uma década.
Eu planejo minha carreira em ciclos de sete anos. Septênios. Isso; a cada sete anos eu escrevo em uma folha a mão tudo que desejo realizar. E assim, começo o desenvolvimento, progressivamente vou observando em que preciso investir entre equipamentos e formação humana. E em sete anos procuro realizar.
Nesse novo ciclo que começará em 2024, meu planejamento é ambicioso, pretendo formar um portfólio de cordas, com cerca de uma hora; para investir no mercado externo de trilha sonora.
PLANO
Está revelado, pode dar certo e poderá dar errado, e daí? É um planejamento de sete anos, em 2031, volto aqui para ponderar e qualificar esse ponto principal do meu projeto.
Há muitas outras partes, ramificações, e claro, o inusitado, em meio a um septênio coisas acontecem, projetos nascem, e se desenvolvem, coisas novas, coisas belas; e são pontos a mais para um projeto de vida. Algumas coisas substituem as outras, e daí se faz um inventário, do que foi positivo, o que não foi, o que foi o que se esperava, e o que não ocorreu.
Paute seus sonhos, e se organize, por que é muito importante planejar a carreira de músico!
#VemProSouzaLima
- Meu filho quer ser músico, e agora?
- Orientações para o futuro musicista