Quantos acidentes há na música?

Quantos acidentes há na música?

Quantos acidentes há na música?

Apenas dois. Sustenido e bemol, ambos representam alteração nos sons naturais. Sustenido que representa a elevação em meio tom a altura da nota, e o bemol que representa a diminuição em meio tom da altura de uma nota.

Evidentemente os acidentes sustenido e bemol podem estar duplicados. O que chamamos de dobrado bemol e dobrado sustenido, e nem se articule em dizer que não existe tal nota, porque nota é um nome, que representa grau. E veja só, que a sensível de ré sustenido é a nota que está meio tom abaixo em sua altura, justamente então dó dobrado sustenido.

O Bequadro, que alguns autores chamam, e até eu mesmo já chamei de acidente híbrido, cumpre função de cancelamento. Ou seja, está na pauta um dó sustenido, a seguir o dó recebe bequadro, a nota não será chamada dó bequadro simplesmente por ter voltado ao seu estado natural. Sua nomenclatura desejada será sempre dó natural.

Simples assim, são dois os acidentes em música. E vale ressaltar que sustenido e bemol em teorias de microtonalidade, ou microtonalismo, podem ser apresentados com meio bemol e meio sustenido. Veja só, e continuamos com dois acidentes apenas.

Cada publicação é uma dúvida de um leitor, uma pequena aula. Vamos juntos!

#VemProSouzaLima