Quanto tempo dura a faculdade de música?

joão marcondes

Quanto tempo dura a faculdade de música afinal?

A resposta primordial é simples: entre seis e dez semestres dependendo da opção que se realiza quanto ao programa. Claro, para cursar a faculdade de música o aluno depende de uma preparação. De uma história de dedicação para com a música.

O ingresso em algumas instituições é relativamente simples. Ocorre que sem realizar um nivelamento ou adquirir conhecimento prévio, o tempo que dura a faculdade de música não será suficiente para prepara-lo para o mercado de trabalho. Amplo, mas disputado.

Quanto tempo dura a faculdade de música no curso de licenciatura?

Em específico: o curso de Licenciatura em Música possui entre seis e oito semestres. Nas universidades públicas oito semestres.

Há faculdades particulares cujo programa realiza-se em seis semestres – inclusive alguns desses programas a distância (EAD).

Se o portador de diploma de bacharel em música pretende estender o programa para licenciatura bastará apenas mais um ano de estudo. Adaptações são cumpridas em dois semestres.

E o bacharelado?

O bacharelado em composição ou em regência possui programa com duração de dez semestres – cinco anos nas universidades públicas. Mas há instituições privadas que oferecem o mesmo programa em oito semestres letivos, ou seja em quatro anos.

Quanto dura um semestre na faculdade?

Cada ano na faculdade Souza Lima possui dois semestres letivos. O primeiro inciando em fevereiro e terminando em junho, e o segundo iniciando em agosto e terminando em novembro. As faculdades normalmente são organizadas assim, embora é comum que as públicas comecem em março suas atividades letivas.

A Faculdade Souza Lima realiza seu programa em oito semestres. Sendo que nos cinco primeiros semestres cumpre-se um ciclo básico – em instrumento, onde caberá a escolha entre a continuidade no mesmo currículo ou a especialização em composição e arranjo.

Nos três semestres finais o aluno optará: ou pelo programa voltado ao desempenho instrumental (incluindo o canto, performance) ou pela carreira de composição e arranjo voltada para a música popular. É uma visão diferente, o que se considera no Souza Lima, de que o arranjador ou compositor se beneficia sendo um bom instrumentista. Ou possuindo similaridade com o instrumento.

Mas não é só isso: O Souza Lima é a única instituição brasileira que oferece um programa de transferência de créditos internacionais – dois anos no Brasil em ciclo básico transferindo os créditos para a Berklee, em Boston EUA, automaticamente (com média satisfatória) para concluir a formação nas carreiras disponíveis na universidade americana (que são muitas!).

Quanto tempo dura a faculdade de música nos programas tecnólogos?

Os cursos tecnólogos em música possuem duração de quatro semestres, normalmente.

Vale ressaltar que alguns destes programas possuem ressalvas por não possibilitar continuidade nas atividades acadêmicas, por exemplo, o acesso a uma especialização ou a um mestrado/doutorado.

Se você possui interesse na carreira acadêmica se informe sobre os pré-requisitos de acesso. Lembrando que estão vinculados ao número de horas do programa de graduação. Certifique-se.

Os tecnólogos possuem a vantagem do curto período e do conteúdo objetivo. Preparando para o objetivo profissional. Com a visão similar de um curso técnico.

Qual curso coincide com o tempo que pretende investir?

Essa é sem dúvida uma questão principal que deve promover sua reflexão. O dilema entre o tempo que pretende investir e seu planejamento como profissional atuante na área de música é uma sombra que nosso blog pretende diminuir (ou até acabar!).

O que precisa o arranjador? O que necessita o compositor? O que preciso para me tornar instrumentista? O que preciso para me tornar educador musical? Essas questões devem antever a escolha do programa universitário que pretende cursar.

O programa universitário devfe atender o objetivo de atuação profissional. Para isso criamos um conjunto de elementos em texto, vídeo, e entrevistas. Conhece a série Quero ser músico?

Se prepare e aproveite. Música é uma área de atuação leve e recompensadora, e que demanda organização. Se preciso leia o artigo: Bacharelado ou Licenciatura em música.

E quaisquer dúvidas estou a disposição no e-mail joao.marcondes@souzalima.com.br

Ou #VemProSouzaLima.

Realizamos aqui um processo pioneiro de orientação de carreira.

Artigo publicado originalmente em 27 de novembro de 2017, ampliado e revisado em 7 de dezembro, comemorando o TOP5 com a quarta posição. 

SHARE
Previous articleBacharelado ou Licenciatura em Música?
Next articleO que é trilha sonora?
João Marcondes
Professor João Marcondes – Coordenador Pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto, Lençóis Paulistas e Paineiras, e dos programas Composição Popular - Letra e Musica, e Preparatório para Vestibular, ambos da unidade Paraíso. Também atua como assistente de direção do Souza Lima, diretor da editora Souza Lima, Educador Musical, Compositor, Instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Ouça a obra no Spotify, Deezer e iTunes Music.