Quando devemos escolher dar aulas de música?

Quando devemos escolher dar aulas de música?

Quando devemos escolher dar aulas de música?

Nós músicos devemos escolher dar aulas de música quando nos sentirmos preparados. Então: em uma dinâmica de atividades possíveis, conhecimento de métodos e metodologias.

Infelizmente não é o que ocorre no Brasil.

No Brasil educadores musicais brotam a procura de dinheiro. Ou como costumo dizer: vão atrás de alguma dignidade profissional visando constituir uma relação de hierarquia, onde o educador musical está acima de algo ou de alguém – no caso o aluno.

Educar suscita  entrega e muita disposição.

A primeira etapa é avaliar o percurso ideal para um estudante iniciante, se o estudante for iniciado, no caso, observar o que ele precisa para aquele momento.

Não se molda um estudante a sua semelhança. Cada ser humano procura uma forma de desenvolver sua arte, cabendo então ao educador cativá-lo ao percurso do instrumento em minutas que lhe são instigantes de todo modo.

Vivemos aquele problema onde bacharelados em instrumento ao invés de formar artistas ou algo perto disso, forma professores que ojerizam a arte de educar.

É comum o deboche de estudantes de bacharelado e até docentes quanto aos estudantes de licenciatura ou educação musical – a regra do jogo dança outro passo a seguir, veja só que ironia.

Essa semana vi uma publicação de um educador, falso educador, criando uma certificação para professores. Absurdo. Terra de ninguém.

#VemProSouzaLima