13 jul Quando colchetes podem ser ligados nas figuras de valor musical?
Quando colchetes podem ser ligados nas figuras de valor musical?
Seguimos as discussões de planificação teórica musical, ligada a questão de grafia como teoria aplicada.
Os colchetes são parte das figuras de valor positivo completas, que são a colcheia, a semicolcheia, a fusa e a semifusa.
Para afirmar quando colchetes podem ser ligados precisamos entender o nível de proposição artística e técnica da partitura. A partitura foi escrita para quem? Está destinada para um estudante iniciante ou para um profissional? Quais aspectos artísticos envolvem a escrita musical?
Definida a questão podemos esclarecer:
1| Se a partitura for destinada para um estudante iniciante é muito importante que as figuras correspondam a proporções de um tempo. Ou seja, para um estudante a composição entre primeira e segunda subdivisão, ou até de terceira, podem ser ligadas desde que sejam parte de um mesmo tempo.
Nesse caso os colchetes são interligados da maneira mais clara possível quanto a pulsação, e gerando um número controlável de variações rítmicas.
Observe os colchetes ligados sobre um pulso nesse material utilizado no Preparatório para Vestibular, que coordeno em nossa instituição.
2| Aspectos da escrita musical que incluem a ligação do colchete possuem outra visão desde a escrita operística. A ligação dos colchetes desse gênero musical pode se basear em frases. Ou seja, a própria ligação de um colchete propõe o período da frase.
Para este caso os colchetes ligados livremente, até ultrapassando um compasso, propõe a percepção visual livre, algo que precisa ser pensado para ser executado. Esse é um ponto importante que crava uma escrita adiantada, destinada a profissionais.
3| A ligação de colchetes quando extrapola o compasso, criando métricas e sobreposições alternativas, de polimetria, e polirritmia, também promove a ligação variação artística. Essa ligação ocorre por proposição estética, ignorando o intuito de facilitar a compreensão de escrita rítmica, a proposição está em facilitar a compreensão de intenção do artista.
Como nas obras de Ígor Stravinsky.
Vale pensar em tudo isso para criar uma partitura condizendo! Uma partitura bem escrita oferece sempre bons resultados para a prática musical!