Quando colchetes podem ser ligados nas figuras de valor musical?

Quando colchetes podem ser ligados nas figuras de valor musical?

Quando colchetes podem ser ligados nas figuras de valor musical?

Seguimos as discussões de planificação teórica musical, ligada a questão de grafia como teoria aplicada.

Os colchetes são parte das figuras de valor positivo completas, que são a colcheia, a semicolcheia, a fusa e a semifusa.

Para afirmar quando colchetes podem ser ligados precisamos entender o nível de proposição artística e técnica da partitura. A partitura foi escrita para quem? Está destinada para um estudante iniciante ou para um profissional? Quais aspectos artísticos envolvem a escrita musical?

Definida a questão podemos esclarecer:

1| Se a partitura for destinada para um estudante iniciante é muito importante que as figuras correspondam a proporções de um tempo. Ou seja, para um estudante a composição entre primeira e segunda subdivisão, ou até de terceira, podem ser ligadas desde que sejam parte de um mesmo tempo.

Nesse caso os colchetes são interligados da maneira mais clara possível quanto a pulsação, e gerando um número controlável de variações rítmicas.

Observe os colchetes ligados sobre um pulso nesse material utilizado no Preparatório para Vestibular, que coordeno em nossa instituição.

2| Aspectos da escrita musical que incluem a ligação do colchete possuem outra visão desde a escrita operística. A ligação dos colchetes desse gênero musical pode se basear em frases. Ou seja, a própria ligação de um colchete propõe o período da frase.

Para este caso os colchetes ligados livremente, até ultrapassando um compasso, propõe a percepção visual livre, algo que precisa ser pensado para ser executado. Esse é um ponto importante que crava uma escrita adiantada, destinada a profissionais.

3| A ligação de colchetes quando extrapola o compasso, criando métricas e sobreposições alternativas, de polimetria, e polirritmia, também promove a ligação variação artística. Essa ligação ocorre por proposição estética, ignorando o intuito de facilitar a compreensão de escrita rítmica, a proposição está em facilitar a compreensão de intenção do artista.

Como nas obras de Ígor Stravinsky.

Vale pensar em tudo isso para criar uma partitura condizendo! Uma partitura bem escrita oferece sempre bons resultados para a prática musical!

#VemProSouzaLima