Qualquer escala cria campo harmônico?

campo harmonico

Qualquer escala cria campo harmônico?

Se a pergunta fosse qualquer escala diatônica cria ou constitui campo harmônico a resposta imediatamente seria sim.

Como a pergunta do leitor foi sobre qualquer escala, a resposta correta deve ser que algumas escalas constituem campo harmônico – as que são diatônicas então, e estruturas não diatônicas não compõem campo harmônico, embora até poderiam ser partícipe de um campo harmônico “emprestando estruturas”.

Por exemplo: Uma escala hexafônica ou hexatônica ou tons inteiros, termos todos sinônimos, possui uma estrutura que diverge do valor primordial para se constituir o conceito de campo harmônico. Mas algum acorde originado aqui pode fazer parte momentaneamente de um campo harmônico estabilizado pelo critério diatônico.

Compreedeu?

Campo harmônico é uma ideia rotacional, onde diversos acordes circundam um único ponto resolutivo, onde as estruturas de acorde exercem funções.

A escala de tons inteiros é incapaz de constituir algo que conceda sozinho o contraste fundamental da perspectiva diatônica, que define o que é campo harmônico. Sozinha a escala em questão possui tensão, mas não possui resolução.

Aí entra um fato interessante, que a escala de tons inteiros poderia oferecer estruturas de acordes para utilização breve como tensionamento em contraste com o eixo resolutivo de um campo harmônico. Veja só que interessante.

Costumo dizer que as escalas, ou que a organização escalar é um mero detalhe histórico, que o que vale na observação é o conjunto, os sons observados daquela estrutura escalar.

E nesse caso o conjunto de acordes que se constitui da escala de tons inteiros embora não seja um campo harmônico, pode ser associado expandindo o conteúdo de uma tonalidade, estipulada como noção preliminar como um campo harmônico maior ou menor.

Outras escalas?

Acabei utilizando a estrutura de tons inteiros como exemplo, mas poderia ser sim quaisquer estruturas não diatônicas a formar elementos de contraste.

Valeu o papo! Amanhã tem mais!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleComo apreciar música sendo músico?
Next articleLigar um contrabaixo em amplificador de guitarra estraga o amplificador?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.