Qualquer escala cria campo harmônico?

campo harmonico

 Qualquer escala cria campo harmônico?

Se a pergunta fosse qualquer escala diatônica cria ou constitui campo harmônico a resposta imediatamente seria sim. Como a pergunta do leitor foi sobre qualquer escala, a resposta fica que algumas escalas constituem campo harmônica as que são diatônicas então, e estruturas não diatônicas não compõem campo harmônico, embora poderiam compor ou ser partícipe de uma tonalidade.

Uma escala hexafônica ou hexatônica ou tons inteiros, termos todos sinônimos, possui uma estrutura que diverge do valor primordial para se constituir o conceito de campo harmônico.

Campo harmônico é uma ideia rotacional, onde diversos acordes circundam um único ponto resolutivo, onde as estruturas de acorde exercem funções.

A escala de tons inteiros é incapaz de constituir algo que conceda sozinho o contraste fundamental da perspectiva diatônica, que define o que é campo harmônico. Sozinha a escala possui tensão, mas não possui resolução.

Aí entra um fato interessante, que a escala de tons inteiros poderia oferecer estruturas de acordes para utilização breve como tensionamento em contraste com o eixo resolutivo de um campo harmônico. Veja só que interessante.

Costumo dizer que as escalas, ou que a organização escalar é um mero detalhe histórico, que o que vale na observação é o conjunto, os sons observados daquela estrutura escalar.

E nesse caso o conjunto de acordes que se constitui da escala de tons inteiros embora não seja um campo harmônico, pode ser associado expandindo o conteúdo de uma tonalidade, estipulada como noção preliminar como um campo harmônico maior ou menor.

Valeu o papo! Amanhã tem mais!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleComo apreciar música sendo músico?
Next articleLigar um contrabaixo em amplificador de guitarra estraga o amplificador?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.