Qual o maior compositor paulistano da história da música popular?

feliz

Um leitor pediu minha opinião sobre quem seria o maior compositor paulistano da história da música popular. Decidi tornar pública a opinião pela linha de raciocínio que desenvolvemos nessa conversa informal.

Em primeiro lugar avaliar uma obra musical por qualidade é algo bastante complexo, principalmente descartando gosto. O critério que prefiro adotar é o reflexo que a obra de determinado autor tem sobre um coletivo, ou seja, a maneira que reverbera em outras criações.

Vamos estabelecer aqui sete compositores Vadico (Osvaldo Gogliano – 1910 – 1962), Garoto (1915- 1955), Paulo Vanzolini (1924 – 2013), Geraldo Filme (1927 – 1995), Carlinhos Vergueiro (1952), Eduardo Gudin (1950) e Luiz Tatit (1951).

Lembro que Adoniran Barbosa não foi incluído nesta lista por ser natural de Valinhos, interior de SP, o que o configura como paulista valinhense. E a pergunta era exclusiva sobre paulistanos que fazem música popular urbana. Se coubesse na questão, Adoniran Barbosa estaria a frente do páreo.

E ainda poderíamos incluir Itamar Assumpção, que é natural de Tietê, mas ecoou sua voz amplamente, e com grande importância.

Vamos aos sete nomes

Vadico foi parceiro de Noel Rosa, um instrumentista de requinte, e compositor notável. Para sua época foi o grande representante da cidade de São Paulo.

Garoto revolucionou as práticas harmônicas, sendo considerado até mesmo como precursor da bossa-nova, na composição brasileira. Foi instrumentista notável, acompanhou Carmem Miranda, tocava diversos instrumentos, e ainda conseguiu estabelecer uma obra considerável para a música brasileira.

Vanzolini para mim especialmente, observo, é uma grande influência para autores como Chico Buarque, Carlinhos Vergueiro, Eduardo Gudin, entre outros.

Geraldo Filme é um compositor do samba que cantou os contrastes mais profundos da cultura brasileira.

Carlinhos Vergueiro tem obra notável, embora esteticamente, alinha-se mais para a forma de se compor fluminense do que a paulistana. Não vejo problema nisso. Entendo também que a obra ecoou menos do que poderia, pela notável qualidade.

Eduardo Gudin é profundo. Faz melodias com o eixo paulistano da melancolia brotada por tantos motivos, ecoando Adoniran. E ainda mais rebuscado e sofisticado.

Luiz Tatit é um pesquisador compositor, que renova a realidade artística brasileira desde a década de 1980, dividindo atenções entre a carreira acadêmica e a ampla obra que possui.

E como fica?

Sob esses pequenos argumentos fico entre dois compositores Paulo Vanzolini e Garoto, seguindo aquele argumento dos ecos e ramificações em diferentes obras.

Mas ficar em cima do muro não faz parte de mim, então como observador, e pelo compositor Garoto ter permanecido um pouco esquecido, reitero um ponto de vista pessoal em Vanzolini, o considerando como o maior compositor paulistano da história da música popular simplesmente por ser possível estabelecer os escoamentos de sua obra em diversos autores.

Valeu caro leitor, sempre bom falar de música!

SHARE
Previous articleComo montar um coro amador em 7 passos
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com um pandeiro?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.