21 set Qual o campo harmônico de sol maior?
Qual o campo harmônico de sol maior?
Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.
Oriundo da escala de sol maior são oito tétrades e sete tríades:
G Am Bm C D Em F#dim
G7M Am7 Bm7 C7M D7 D7sus4 Em7 F#ø
Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.
Dominantes secundários
Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.
O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.
D7 é dominante de G7M ou de G – age como dominante primário.
E7 é dominante secundário Am7 ou Am; F#7 é dominante secundário de Bm7 ou Bm; G7 é dominante secundário de C7M ou C; A7 é dominante secundário de D7; B7 que é dominante secundário de Em7.
Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.
Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.
G7 por Db7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 por C7; D7 por Ab7, A7 por Eb7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.
Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal – que começa emprestando acordes do tom que lhe é paralelo – sol menor e suas 3 escalas. E haja deformidade.
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Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br
#VemProSouzaLima