14 out Qual o campo harmônico de sol bemol maior?
Qual o campo harmônico de sol bemol maior?
Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.
Oriundo da escala de sol maior são oito tétrades e sete tríades:
Gb Abm Bbm Cb Db Ebm Fdim
Gb7M Abm7 Bbm7 Cb7M Db7 Db7sus4 Ebm7 Fø
Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.
Dominantes secundários
Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.
O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.
Db7 é dominante de Gb7M ou de Gb – age como dominante primário.
Eb7 é dominante secundário Abm7 ou Abm; F7 é dominante secundário de Bbm7 ou Bbm; Gb7 é dominante secundário de Cb7M ou Cb; Ab7 é dominante secundário de Db7; Bb7 que é dominante secundário de Ebm7.
Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.
Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.
G7 por Db7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 por C7; D7 por Ab7, A7 por Eb7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.
Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal – que começa emprestando acordes do tom que lhe é paralelo – sol bemol menor e suas 3 escalas. E haja deformidade.
Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!
Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br
#VemProSouzaLima