Qual o campo harmônico de ré maior?

Qual o campo harmônico de ré maior?

Qual o campo harmônico de ré maior?

Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.

Oriundo da escala de ré maior são oito tétrades e sete tríades:

D Em F#m G A Bm C#dim – tríades

D7M Em7 F#m7 G7M A7 A7sus4 Bm7 C#ø

Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.

Dominantes secundários

Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.

O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.

A7 é dominante de D7M – dominante primário.

B7 é dominante secundário Em7 ou Em; C#7 é dominante secundário de F#m7 ou F#m; D7 é dominante secundário de G7M ou G; E7 é dominante secundário de A7 ou A7sus; F#7 que é dominante secundário de Bm7.

Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.

Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.

C#7 por G7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 ou C7; D7 por Ab7, A7 por Eb7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.

Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal. E haja deformidade porque o tom menor que é paralelo a toda escala maior, homônimo, utiliza três escalas.

Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!

Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br

#VemProSouzaLima