Qual o campo harmônico de mi maior?

Qual o campo harmônico de mi maior?

Qual o campo harmônico de mi maior?

Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.

Oriundo da escala de mi maior são oito tétrades e sete tríades:

E F#m G#m A B C#m D#dim – tríades

E7M F#m7 G#m7 A7M B7 B7sus4 C#m7 D#ø

Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.

Dominantes secundários

Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.

O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.

B7 é dominante de E7M – dominante primário.

C#7 é dominante secundário F#m7 ou F#m; D#7 é dominante secundário de G#m7 ou G#m; E7 é dominante secundário de A7M ou A; F#7 é dominante secundário de B7 ou B7sus; G#7 que é dominante secundário de C#m7.

Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.

Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.

C#7 por G7; A7 por Eb7; B7 por F7; F#7 ou C7; D7 por Ab7, A7 por Eb7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.

Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal. E haja deformidade porque o tom menor que é paralelo a toda escala maior, homônimo, utiliza três escalas.

Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!

Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br

#VemProSouzaLima