18 jan Qual instrumento de percussão é mais fácil de tocar?
Seguindo a série de publicações “Qual instrumento é mais fácil”, surgem alguns pareceres que objetivam contribuir com sua iniciação. Evidentemente há um grau de instabilidade para o que é fácil.
Se avaliarmos o indivíduo: cada pessoa possui referências estéticas, formação empírica, e coordenação motora potencializada de maneira distinta – vale ressaltar. Para tal, no BLOG, temos publicações dos primeiros passos para iniciar um curso de música – sozinho ou acompanhado.
Percutir é emitir som com ação das mãos por atrito, ou contato com a pele e casco do instrumento, assim como através de baquetas sobre a pele ou teclas.
O piano é um instrumento de cordas percutidas. Vale ressaltar! Existe uma ação percussiva, no movimento do mecanismo da tecla, que resulta finalmente no percutir do martelo.
A percussão possui três linhas de execução: condução, marcação e clave.
Condução é o menor fragmento que se observa sobre o pulso, normalmente executado por instrumentos médios para agudos, quanto altura.
Marcação é o fragmento que se equipara ao pulso, ao andar, normalmente executado por instrumentos médio para o grave, quanto a altura.
Clave é a síntese de um gênero musical.
Definidos esses três pontos, podemos refletir:
O que é mais fácil? Executar a clave? A condução? Ou a marcação?
A resposta é: depende do gênero.
Bom, ampliaríamos demais a publicação, e dela com certeza teriam muitas reverberações.
Para alguém que começa a tocar hoje afinal: Qual instrumento de percussão é o mais fácil de aprender?
Quer começar a tocar percussão?
Sugiro então: comece pela condução, com um chocalho, por exemplo. Aprendendo a ter controle por um fragmento que divide o pulso constante em quatro partes iguais. Esse é o ponto de partida, porque está no baião, no choro, no samba… E ainda se manifesta no rock, blues, e muito mais! Que tal depois dele ir para um pandeiro meia lua?
Para o chocalho utilize um vasilhame qualquer, um pote de vitamina C, coloque um punhadinho de arroz. Está lá seu primeiro instrumento. Procure desenvolver esse primeiro elemento.