18 set Qual instrumento de cordas é mais fácil de aprender?
Essa série “mais fácil” tem dado o que falar! Vamos lá em Qual instrumento de cordas é mais fácil de aprender!
Vamos nos concentrar em comparar apenas alguns instrumentos cordofones (tem no blog um infográfico deles). São instrumentos que as pessoas normalmente perguntam nas reuniões de coordenação pedagógica, e também em nosso blog, e que são talvez os principais núcleo de aprendizado em qualquer instituição de ensino – quanto a volume e procura.
Evidentemente esses instrumentos estão separados por estilo e gênero, em suas especialidades. Cada qual em um lugar! São eles:
Cavaquinho, piano, violão, violão de 7 cordas, guitarra, violino, ukulelê, violoncelo, banjo brasileiro, bandolim e viola caipira.
Há uma mesma família de instrumentos, dispostos em dois subgrupos. Cordofones pinçados e friccionados.
Apenas para lembrar que o piano é um instrumento de cordas também, só que percutidas.
Os instrumentos de corda pinçada são cavaquinho, violão, violão de sete cordas, guitarra, ukulelê, banjo brasileiro, bandolim, contrabaixo elétrico e viola caipira.
Os instrumentos de corda friccionada são o violino e o violoncelo.
Entre os instrumentos de cordas pinçadas existem algumas peculiaridades: A viola caipira e o violão de sete cordas utilizam a dedeira como modo de acionar as cordas; o violão de cordas de aço, a guitarra, o cavaquinho, o bandolim, o banjo brasileiro e o ukulelê utilizam palheta; e o violão de cordas de náilon, a própria guitarra utiliza os dedos para acionar as cordas.
Essas especificidades trazem dificuldades diferentes.
Os instrumentos que utilizam palheta dependem do desenvolvimento da coordenação motora fina apenas na mão esquerda. Com a coordenação motora grossa na mão direita. O mesmo ocorre para os instrumentos de corda friccionada, sendo que a mão direita atua com um arco quase que na totalidade de sua execução.
Se o instrumento dedilha as cordas, como o violão de cordas de náilon, o desenvolvimento da coordenação motora fina estará em ambas as mãos. Mas existe uma questão de sonoridade, e estamos observando resultados mais rápidos, apenas isso. Cada instrumento tem sua dificuldade peculiar, e a paixão que carregamos com certeza vai mover sua intensidade do aprendizado.
Vamos então imaginar um ranking hipotético, que avalia qual instrumento você teria resultado mais rápido começando a estudar hoje (do que se obteria algum resultado sonoro primeiramente, para o que demoraria um período pouco mais longo):
Viola Caipira.
Ukulelê.
Cavaquinho/Banjo Brasileiro.
Contrabaixo.
Guitarra/Violão de cordas de aço.
Violão.
Violão de 7 cordas.
Violino/Violoncelo.
Comentário:
Claro que depende de muitos outros fatores. Estou avaliando aqui o resultado obtido na observação dos estudantes em minha experiência de 15 anos como coordenador pedagógico, e 22 anos lecionando nessa instituição.
Vale o estudo! Boa sorte!