Qual instrumento da percussão brasileira é mais fácil de tocar?

Qual instrumento da percussão brasileira é mais fácil de tocar?

Para afirmar sobre o instrumento da percussão brasileira mais fácil de tocar é preciso definir alguns critérios. E entre os quais está a função que cada instrumento exerce.

Primeiramente a percussão brasileira possui gêneros contrastantes, e são muitos. Algumas publicações de nosso blog trataram dessa questão, então esse mapeamento prévio precisa ser verificado, e nessa verificação será possível salientar a impressionante gama de instrumentos que a música brasileira possui.

Para procurar responder a questão vamos tratar dos instrumentos da percussão mais conhecidos ou os que despertam mais interesse.

Instrumentos

  • Pandeiro – toca clave, marcação e condução, reúne movimentos motores da coordenação motora grossa e fina, e atua em diversos gêneros da música brasileira – como samba, baião, frevo, e em estilos como choro.
  • Cuíca – se concentra ao samba, toca normalmente condução, mas também pode tocar clave.
  • Atabaque – surge em gêneros rurais, e no samba. É uma espécie de conga, porém com o som mais seco.
  • Tamborim – se concentra no samba, toca normalmente clave e condução.
  • Chocalhos – estão presentes em todos os gêneros brasileiros praticamente, tocando condução.

Você se interessa pela percussão brasileira?

Se sim. Aconselharia primeiramente dominar as acentuações e formas rítmicas estabelecidas pela condução, então o chocalho.

A seguir dedique-se a clave, então tamborim é um excelente passo.

Atabaque já, muito percussionista possui a técnica, existem variações de altura, e está o ponto de interesse como referência estética. Combinações de afinação e uso do casco do instrumento.

Cuíca por representar uma forma diferente de execução, com o cantar da pele, traz certo grau de dificuldade.

Pandeiro é a síntese da percussão brasileira. É preciso estudar os fundamentos técnicos antes de procurar um resultado rítmico. Este instrumento é provavelmente aquele que mais dispõe de variações rítmicas, e sem os fundamentos não será possível compô-los.

Bom, essa ordenação é uma sugestão de aprendizado que foge da resposta do que é mais fácil, mas é um excelente encaminhamento. Espero que aproveite e ouça muita música brasileira, algo que auxiliará em seu desempenho e aprendizagem.

#VemProSouzaLima