Fale Conosco

Qual instrumento aprender para ser arranjador?

Qual instrumento aprender para ser arranjador?

Qual instrumento aprender para ser arranjador?

Não existe um instrumento perfeito para um músico que deseja atuar como arranjador. Se avaliarmos na história da música brasileira, por exemplo, encontraremos musicistas de diferentes instrumentos e que se dedicam a prática do arranjo com êxito.

Jacques Morelembau é violoncelista. Hermeto Paschoal quando compôs arranjo do disco Lá se vão meus anéis, de Eduardo Gudin, ainda era conhecido como flautista. César Camargo Mariano é pianista. Lula Galvão e o próprio Eduardo Gudin citado anteriormente são violonistas. Pixinguinha era flautista e saxofonista, e também possui destaque na prática do arranjo – sem falar do brilhante compositor que era.

Meu grande e saudoso amigo Azael Rodrigues escreveu arranjos importantes da música brasileira como Engenho de dentro, de Jorge BenJor, Azael era baterista.

O que é ser arranjador?

Ser arranjador é desenvolver processos criativos para tal. É conhecer a música por um viés de práticas específicas da reinterpretação. É conhecer organologia, instrumentação e a escrita específica dos instrumentos musicais. É mais do que tocar um instrumento.

É senso comum dizer que o arranjador tem que ser pianista. Um mito da prática musical. Evidentemente que é preciso conhecer harmonia, e tocar um instrumento harmônico qualquer que seja contribui. Mas não é passo imutável. É apenas um elemento do processo.

Mas e a Harmonia?

Um músico bem preparado é capaz de ouvir harmonia sem toca-la. Ou imaginar a sensação que oferecerá um acorde. Faz parte dos processos musicais formativos saber ouvir ou distinguir internamente, em audição interna, um acorde ou uma progressão de acordes.

Qualquer objetivo musical profissional deve ser consolidado com estudo, há técnicas para todos os procedimentos que pode imaginar. Precisamos apenas de orientação e bons livros. Força de vontade e estudo.

Qual instrumento aprender para ser arranjador que não a boa vontade de estudar o assunto?

Estudar este assunto pode ser na graduação em música, em um programa técnico ou em cursos livres. Por onde começar os estudos então?

Para mim, o primeiro passo é ouvir música. Se alimentar auditivamente.

#VemProSouzaLima