Qual idade ideal para iniciar em um instrumento musical?

Qual idade ideal para iniciar em um instrumento musical?

Qual idade ideal para iniciar em um instrumento musical?

A idade ideal para iniciar um instrumento musical é muito variada. O primeiro passo é levar em consideração o tamanho da vontade da criança. Ou seja, se a criança quer muito tocar um instrumento ou cantar podemos iniciar a aprendizagem um pouco mais cedo desde que
seguindo a orientação de um bom educador musical.

Entretanto na internet não é raro ver crianças orientais tocando violão muito cedo, por exemplo. Culturas diferentes permitem ações e interpretações diferentes. Esse é o ponto.

E essa não é opinião de um site que inventa textos copiando informações via inteligência artificial. Estou aqui apresentando a observação como coordenador pedagógico de uma instituição renomada de ensino, onde atua já há 13 anos.

Como então? O que pode ocorrer?

Lembre-se que tocar pode causar lesões, e a criança está em fase de desenvolvimento.
Precisamos ter atenção com cada escolha. Os instrumentos musicais possuem sugestões de faixa etária, e neste texto, recomendamos com base no resultado obtido na experiência de quarenta anos da instituição.

Assim: A partir dos cinco anos de idade a criança pode tocar a flauta doce, pode tocar o violão em tamanho infantil (modelo três quartos, modelo meio, dependendo do tamanho da criança), também pode tocar o piano ou o teclado, e até mesmo o violino.

Os instrumentos que causam impacto na musculatura da criança como a bateria ou o cajon
devem ser evitados nesta primeira faixa etária.

Que instrumento então?

Todavia é melhor aguardar e iniciar a bateria ou o cajon a partir dos oito anos de idade. Se a criança gosta de batucar, um pandeiro é mais indicado, ou instrumentos da musicalização como xilofones e pequenos tambores.

Por fim, considera iniciar a guitarra por volta dos oito ou nove anos de idade, mas sempre em formato adaptado. Aqueles formatos de proporção menor. Embora esse instrumento não tenha sido criado para adaptar-se ao corpo humano, o que dificulta o uso na primeira infância por exemplo.

#VemProSouzaLima