Qual é o pior tipo de músico?

Qual é o pior tipo de músico?

Qual é o pior tipo de músico?

O arrogante.

Através do projeto Vozes da Música Instrumental e o Samba na Voz do Sambista, em parceria com a jornalista e pesquisadora Mariana Sayad, pude conhecer músicos de gabarito notável – gente do calibre de Paulo César Pinheiro, Eduardo Gudin, Luciana Rabello, Yamandu Costa, Hermeto, Nelson Ayres, e muitos outros. Gente muito simples.

Um dia um sábio popular falou uma frase que nunca esqueci, curta e profunda: “Quem é, é”.

Ou seja, quem é de fato diferenciado não precisa cantar de galo, ser arrogante com outros profissionais, dar palestrinha para demonstrar conhecimento em qualquer lugar, e o pior, a novidade máxima, palestrinha por whatsapp.

Entendo que os músicos precisam de fato se defender do preconceito que recebemos perante a classe. Mas, veja bem…

É muito esquisito ouvir alguns profissionais de outras áreas afirmarem serem músicos amadores. Músico amador? Se existe essa classe, eu sou médico amador.

Mas o arrogante a que me refiro é o músico que quer ganhar no grito nas palestras que inventa para si próprio. Que critica trabalho alheio sem ter em sua obra algo publicado que segure um quadro de vime na parede.

Ser arrogante com outro músico é absurdo.

E não pense que essa gente é músico destacado, quem é, é. Não tem meio tempo.

Uma vez um pianista e violonista, talvez o único que eu conheci que de fato seja multi-instrumentista, falou uma frase sobre um crítico que recém esculhambara seu trabalho: “Conversa com minha obra”.

Não sei se ele estava se referindo ao trabalho deve novo estar de acordo com sua obra, ou se o dito crítico, um músico abaixo de medíocre, não conhecia sua obra. Os dois pontos argumentativos nos servem.

Sejamos claros nos nossos relacionamentos. Eu particularmente nas empresas que trabalhei deixei poucos amigos da fato, não por arrogância, por não ter tempo de fazer média. É trabalho. É projeto de carreira e de vida.

Mas vira e mexe eu conheço um músico palestrinha arrogante com outros músicos. E bem, pensando bem, em concorrência acirrada no pior tipo de músico tem esses falsos  que são colecionadores meio metidos a lojistas, e que enrolam com as mesmas palestrinhas, mas é assunto para outro dia.

Palestra para quem quer ouvir, ou para quem se interessa. Combinado?

#VemProSouzaLima