Qual a importância de estudar Solfejo Melódico?

Qual a importância de estudar Solfejo Melódico?

Um amigo leitor questionou o motivo de particularmente considerar o solfejo melódico uma prática fundamental para a formação do compositor.

Bem, na verdade, eu particularmente considero o solfejo melódico uma prática fundamental para todas as áreas da atuação do músico.

1| Entre 2008 e 2012 realizei uma pesquisa com vinte alunos iniciantes sobre o ato de cantar, a prática do instrumento e da composição, o estudo e prática do Solfejo. Para dez alunos matriculados em instrumento apliquei o solfejo melódico. Para a outra metade lecionei apenas o instrumento.

Embora esses alunos se comunicassem em outras atividades como a prática de banda, coral e estruturação musical, nenhum deles estava ciente das iniciativas pedagógicas distintas.

No grupo em que o Solfejo foi aplicado detectei:

  • A leitura aplicada ao instrumento se estabeleceu com mais facilidade.
  • O desenvolvimento do solfejo aperfeiçoou a compreensão de fraseado.
  • A percepção de intervalos em relação ao instrumento evoluiu expressivamente.
  • Seis a cada dez alunos com um semestre e meio da aplicação do Solfejo foi capaz de distinguir tonalidade maior da tonalidade menor apenas pela percepção.
  • Após dois semestres de programa quatro de dez alunos tiveram a inventividade composicional ativada, quando instigada.
  • Na prática e variação de tonalidade oito em cada dez compreendeu no canto e no instrumento. A troca da tonalidade de dó para sol por exemplo.
  • Os alunos expostos a prática do Solfejo em menos de um ano estavam totalmente alfabetizados musicalmente.

Ainda ressalto que quatro dos cinco alunos que obtiveram destaque nas atividades complementares estavam estudando Solfejo. Quer conhecer o método que escrevi a partir dessa experiência?

No grupo em que o Solfejo não foi aplicado detectei:

  • Descodificação nos processos da leitura, processo em que o estudante não consegue ler, ele decifra passo a passo, memorizando os trechos da partitura.
  • Dificuldade na compreensão de fraseado – frases musicais.
  • A analogia da voz cantada com a prática do instrumento inexistiu.
  • Um a cada dez alunos no fim do programa foi capaz de distinguir tonalidade maior da tonalidade menor apenas pela percepção.
  • Nenhum aluno procurou a atividade composicional.
  • Na prática e variação de tonalidade um em cada dez compreendeu diferença no canto e no instrumento sem detectar qual era. A troca da tonalidade de dó para sol, em mesmo exemplo.
  • Nenhum concluiu em um ano a alfabetização musical como o que ocorreu na outra turma.

São vinte e cinco itens estudados, aqui estão apresentados apenas os sete primeiros.

Para um compositor que domina a prática do Solfejo uma melodia que intuitivamente surja pode se estabelecer imediatamente em sons reais ou relativos através desse estudo. Eu, por exemplo, compus minha obra “O Indelével Prenúncio das Águas”, disponível no Spotify e similares, inteiramente através da prática do Solfejo sem que houvesse suporte em um instrumento. Pela inventividade usufruindo das técnicas de composição e instrumentação, a obra se desenvolveu por completo, o solfejo foi primordial.

Experiências como compositor

Em 2002 apresentei em uma conferência, para um compositor paulistano muitíssimo respeitado, uma obra sinfônica de minha autoria. Ele atentamente leu e releu frase a frase, percebi em seu gesto que procurava perceber através do ouvido interno, prática consolidada através do Solfejo Melódico, a totalidade da obra. Aquilo me surpreendeu, naquele momento ainda não havia entendido o Solfejo como prioridade dos meus estudos, mas a partir dali sim. Esse é o ponto. Minha forma de ver a música mudou totalmente.

Em 2005 estudando composição em um programa regular, o professor pediu para que todos solfejassem a melodia que compuseram na atividade proposta. Muitos não conseguiram, diria quase a totalidade. Mas os que conseguiram fizeram apresentando a consolidação da obra em fraseado, nuances interpretativas, marcações e interpretações. Os alunos que não conseguiram solfejar foram aconselhados por este professor que estudassem a prática do Solfejo Melódico. Os que estudaram evoluíram muito suas composições.

Conhece a série “Quero ser músico“? Aproveite e envie sua questão!

No curso preparatório para vestibular utilizo o método que desenvolvi de Solfejo Melódico. Saiba mais!

#VemProSouzaLima

Publicado em 25 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 17 de janeiro de 2020.