22 maio Qual a função de uma fermata?
Qual a função de uma fermata?
Fermata é um símbolo musical que representa um marco de respiração e repouso, tensionamento ou finalização.
A utilização do símbolo afeta a compreensão do pulso constante, embora não seja um símbolo de duração propriamente.
A fermata está para o campo da expressividade, e quanto a duração, mesmo que seja senso comum que quando aplicada dobra o valor da nota, na realidade trata-se de um símbolo interpretativo cabendo ao maestro ou para o spalla designar de fato qual ou quanto será a ampliação da duração que será realizada sob a Fermata. Uma respiração ou gesto é dado para início da aplicação do símbolo e outro para o momento de retomada ou finalização do símbolo.
Há três espécies diferentes de fermata.
A maneira em que se desenha condiz com a forma que será interpreta perante a onda sonora. A mais tradicional, em linha curva, representa a ação do som que sobe e diminui progressivamente, então, uma meia lua. Esse tipo de fermata também é aplicado em pausas.
Há uma fermata que se apresenta em linha reta, sugerindo a manutenção da frequência em uma mesma intensidade, apenas alguns instrumentos são capazes de realizar – como instrumentos de sopro e cordas friccionadas, e acaba por parecer mais longa. Há também uma fermata triangular, que representa uma rápida subida e diminuição posterior na manutenção do som. Essas duas espécies são exclusivas para notas. Observe-as:
Pronto! Agora compreendemos a função da fermata!