11 fev Qual a função de um arranjo musical?
Qual a função de um arranjo musical?
Engrandecer uma obra musical de outrem. O arranjo é uma contribuição para uma composição, para o bem ou para o mal, um arranjador pode elevar a música ou até destruí-la.
Eu tenho cerca de oitocentos arranjos realizados, cerca de seiscentos gravados, e ao realizar a função de arranjador procuro elevar a obra musical, potencializando seus contrastes, criando aspectos que a obra original dispensou em sua criação.
Por exemplo, recentemente em um trabalho de arranjador para um festival um compositor veio a mim dizendo que sua obra era melhor sem arranjo. Um fato triste, ao que se percebeu, o compositor desconhecia o que era de fato um arranjo.
Infelizmente a pessoa se portou de maneira muito arrogante. E chegou a dizer que o arranjo que havia feito para sua música era de músico de bar se posicionando como um Beethoven.
A música era pobre. Linear. Não tinha ponto alto. Nenhum contraste.
O arranjo que fiz potencializou tudo isso, elevando a interpretação da cantora, e trazendo muito do que a obra não tinha.
A obra venceu o Festival. E o compositor em sua soberba ridícula, não soube sequer reconhecer o trabalho que eu havia feito em prol de sua música.
Esse é o fato normal. Poucos são os compositores que reconhecem a importância de um bom arranjo, e o bom arranjo traz justamente os pontos que apresentei aqui.
O arranjador é um químico, um alquimista melhor dizendo, e quem decide o equilíbrio e construção dos que não sabem fazê-lo.