Qual a diferença entre organologia e instrumentação?

Qual a diferença entre organologia e instrumentação?

Qual a diferença entre organologia e instrumentação?

Organologia é a ciência que estuda os instrumentos musicais posicionando instrumentos perante família, frequência – medida em hertz, função musical dos instrumentos.

Me referi a função harmônica, melódica ou rítmica, em possíveis agrupamentos existentes ou aqueles gerados a partir do equilíbrio dos elementos organológicos.

Instrumentação, por sua vez, é o processo realizado artisticamente ou tecnicamente onde se adapta ou se desenvolve uma obra perante um grupo de instrumentos. E ainda poderia ser perante um único instrumento, mas de modo a esgotar seus recursos ou aproximar-se disso.

Ou seja: adaptar um material de outrem – melodia, ou obra, para outro instrumental, ou adaptar obra própria para um grupo de instrumentos.

Uma matéria como organologia pode ou não ser de prática criativa. Uma matéria como instrumentação é por obrigação realizar-se como prática criativa, mas a seguir do conhecimento da organologia.

Instrumentar pode ser para adaptar, pode ser para arranjar ou para consolidar uma composição.

Ciente de que um compositor ao criar uma melodia desenvolvendo-a ao extremo precisará a seguir refletir sobre organologia para instrumentar de acordo com sua necessidade ou preferência estética.

É fundamental que se estude organologia muito bem para que a instrumentação se fortaleça. Ocorre que as faculdades e universidades brasileiras retiraram há cerca de trinta anos a Organologia, substituindo-a erroneamente pela instrumentação ou pelo arranjo.

Arranjo é outra parte desse processo.

Apontar o conhecimento tal qual deve ser enobrece o processo e contribui para que o estudante de música saiba onde recorrer em suas questões mais profundas.

#VemProSouzaLima