Qual a diferença entre mandolin e bandolim?

Qual a diferença entre mandolin e bandolim?

Qual a diferença entre mandolin e bandolim?

Coisa simples de dizer: trata-se de um mesmo instrumento com nomenclaturas diferentes. Então, perfeito, posso colocar a corda de um mandolin em um bandolim?

Para isso a resposta é não.

O Bandolim possui origem italiana, embora o modelo que utilizamos no Brasil tenha influência portuguesa. A variação do instrumento norte-americano e brasileiro levam em consideração a execução técnica.

O Bandolim no Brasil possui tecnicidade, movimentos rápidos, escalas e arpejos, melodias com ampla tessitura, o que confere a ele certo calibre encordoamento, algo entre médio e pesado.

O Mandolin norte-americano possui execução mais pausada, com efeito como protagonista de execução, picados e trinados normalmente executados assim como na variação brasileira com palheta.

Caso específico

Um conhecido certa vez colocou cordas de mandolin em um bandolim e ocorreu um afundamento do tampo, quase levando o instrumento a destruição total.

A variação norte-americana possui tensor no braço o que leva a outras possibilidades de encordoamento mediante regulagem. O instrumento brasileiro não possui normalmente tensor, ainda mais se for um instrumento artesanal.

A diferença entre eles então está na confecção que reflete imediatamente na forma em que se toca o instrumento, ou vice-versa já que se trata de um perfil histórico.

Gostou do texto?

Compartilhe!

#VemProSouzaLima