05 set Qual a diferença entre BWV e OPUS?
Qual a diferença entre BWV e OPUS?
BWV e OPUS são metodologias de catalogação de obras musicais.
Todavia OPUS significa literalmente obra. Se OPUS 1, primeira obra. Nesse caso é a primeira obra de um compositor. No caso dos meus núcleos de composição, hoje cinco, lancei a primeira obra de praticamente todos seus participantes, estreando no streaming, com seu trabalho. Algo realmente muito significativo. Então está lá OPUS 1.
Opus é um termo organizacional para as partituras, que se refere a cronologia, enumerando de maneira crescente da primeira até a obra derradeira de um compositor. E até mesmo, de uma parceria.
Vale ressaltar que sempre no momento da publicação – editorial no século XIX, ou apresentação artística no século XVIII.
E BWV?
Da mesma maneira que OPUS, BWV é uma referência mais completa para a organização da obra de um artista, que nesse caso observa instrumentação, forma e estilo. E importante ressaltar, foi desenvolvido como métrica para organizar a obra de J.S.Bach.
Bach-Werke-Verzeichnis ou sistema Schmieder é um sistema de numeração e catálogo que observou a obra de Bach por inteiro para organizar plenamente o catálogo do compositor.
Bach em vida, pouco publicou suas obras. Mas a partir dessa organização pudemos rever o que eram consideradas obras, grandes obras, obras anexas. A organização ocorreu no século XX, meados dos anos 1950. E tornou-se mundial.
A metodologia atualmente vem sendo emprestada para catalogar obras musicais, por seu rigoroso critério estético, e não apenas cronológico como a organização OPUS.
#VemProSouzaLima
O Blog Souza Lima não possui anúncios, sua manutenção é uma parceria minha João Marcondes com a instituição de ensino de mesmo nome Faculdade e Conservatório Souza Lima.