Quais são os principais grupos vocais brasileiros?

Quais são os principais grupos vocais brasileiros?

Quais são os principais grupos vocais brasileiros?

Antecipadamente é válido dizer que o Brasil sempre preservou uma tradição de grupos vocais que remonta os tempos do que chamamos da Idade de Ouro do Rádio – nos anos 1930.

Mas ainda que dos anos 1930, a tradição de grupos vocais brasileiros permaneceu até os anos 1990 e alguns grupos vocais brasileiros permanecem ativos ainda hoje – como o Quarteto em Cy e o MPB4.

https://youtu.be/K-fopepoDh8

Além disso quando falamos de grupos vocais brasileiros, lembramos MP4, Os cariocas, 4 ases e um Coringa, Anjos do Inferno, Quarteto em Cy, Boca Livre, ou 14 bis. Notório pela longevidade, o grupo paulista Demônios da Garoa, em sua abertura vocal característica também está ativo. Ainda temos o grupo Os namorados da lua, na era de ouro da rádio.

O encontro entre cantores em sobreposições de terceiras e sextas, ascendentes e descendentes, quintas e até dissonâncias, ainda mais, é tipicamente brasileiro por influência do canto europeu, mas também da voz do afro-brasileiro.

Escrita arranjada!

O grupo Os cariocas buscou em sua jornada musical formas que contivessem outros intervalos a princípio. Sobreposições típicas de clubes big band, de influência norte-americana, que até incluem clusters. Usufruindo de uma escrita em drops, algo raro por aqui.

O grupo Os cariocas tornou-se expoente do estilo Bossa-Nova, sendo o grupo vocal mais expressivo do período bossa-novista. E em contraste o grupo feminino Quarteto em Cy.

Posteriormente, os MP4 consolidaram-se como grupos vocais, que surgiram acompanhando o nascimento da carreira do compositor Chico Buarque. E depois que o MP4 foi consolidado terreno.

Na Idade de Ouro da Rádio os grupos mais representativos foram Quatro Ases e um coringa, Bando dos Tagarás (de Noel Rosa) e Anjos do Inferno.

https://youtu.be/mTPXbIKrEAU

Anos 1980

Nas décadas de 1970 e 1980, os principais expoentes foram o grupo Boca Livre e o grupo 14 Bis – da cena rock. Ambos em sobreposições agudas, com vozes masculinas em falso, que nem sempre estipulam harmonias milagrosas, mas a abertura vocal tem expressividade contundente.

https://youtu.be/INhAjceVQ5g

https://youtu.be/1CFMhfod3Ac

Momentâneo e samba

Não são incomuns encontros entre intérpretes momentâneos cantando repertórios diversificados, que despertam o interesse de um determinado projeto – que não forma um grupo vocal.

Ao contrário dos estilos vocais da MPB cujo encontro agendado permanece, no samba é comum o canto sobre rodas, as festividades, e o uso do coro em uníssono ou oitava na fonografia brasileira. Como cantam os Originais do Samba.

https://youtu.be/pG2BXpFAqbI

https://youtu.be/dcVKb2ht6BE

Vamos ouvir um pouco sobre esses artistas?

Muitos desses arranjos vocais eram intuitivos. Baseado em uma tradição cultural. E não há pontuações disponíveis para análise. Aqui estão alguns excelentes trabalhos de pesquisa a fazer.

Dedico ao amigo pianista e arranjador que hoje vive na República Dominicana Sr. Corey Allen.

#VemProSouzaLima