Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor primitiva?

Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor primitiva?

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Como é a segunda publicação especialmente com este tema precisamos recordar, caso esta seja sua primeira leitura, que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior então responde a uma escala diatônica maior. O campo harmônico menor de maneira peculiar responde a três escalas menores (primitiva, harmônica e melódica).

Nesta publicação veremos os graus de uma escala menor primitiva.

São doze as escalas menores primitivas, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), assim formamos doze estruturas como parte do campo harmônico menor, que entre variações de acorde, tríade e tétrade, e extensões possuem 36 conjuntos diferentes para cada tonalidade.

Como os acordes são formados?

Os acordes no modo menor são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala (cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes).

Sendo assim quando tríades o campo harmônico menor baseado na primitiva forma:

No I, IV, V  – Tríades menores

No bIII, bVI, e bVII – Tríades maiores

II – Tríade diminuta.

O bemol associado ao grau ocorre para representar a diferença entre uma estrutura maior e uma estrutura menor. Vamos tomar como base dó maior e dó menor primitivo. Dó maior possui dó ré mi fá sol lá si dó. Do menor primitivo dó ré mi bemol fá sol lá bemol si bemol e dó.

Dó ré mi – F 2M 3M – I II III

Dó ré mi bemol – F 2M 3m – I II bIII (diminuiu-se meio tom no terceiro grau, por isso representou-se o terceiro grau meio tom abaixo)

Em lá menor:

Am Bdim C Dm Em F G

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:

Em mi menor

Em F#dim G Am Bm C D

Em si menor

Bm C#dim D Em F#m G A

Em fá sustenido menor

F#m G#dim A Bm C#m D E

Em dó sustenido menor

C#m D#dim E F#m G#m A B

Em sol sustenido menor

G#m A#dim B C#m D#m E F#

Em ré sustenido menor

D#m E#dim F# G#m A#m B C#

Em dó sustenido maior:

A#m B#dim C# D#m E#m F# G#

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:

Em ré menor

Dm Edim F Gm Am Bb C

Em sol menor

Gm Adim Bb Cm Dm Eb F

Em dó menor

Cm Ddim Eb Fm Gm Ab Bb

Em fá menor

Fm Gdim Ab Bbm Cm Db Eb

Em si bemol menor

Bbm Cdim Db Ebm Fm Gb Ab

Em mi bemol menor

Ebm Fdim Gb Abm Bbm Cb Db

Em lá bemol menor

Abm Bbdim Cb Dbm Ebm Fb Gb

#VemProSouzaLima