20 abr Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor melódica?
Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor melódica?
Como é a quarta publicação especialmente com este tema precisamos recordar, caso esta seja sua primeira leitura, que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior responde a uma escala diatônica maior. O campo harmônico menor de maneira peculiar responde a três escalas menores (primitiva, harmônica e melódica). Pronto!
Nesta publicação veremos os graus de uma escala menor melódica.
São 12 tonalidades menores, que usufruem cada uma de 36 conjuntos diferentes, ou pela tríade, ou pela sétima ou pelas extensões.
Como os acordes são formados?
Os acordes no modo menor são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala (cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes).
Sendo assim quando tríades o campo harmônico menor baseado na menor melódica forma:
No I e II – Tríades menores
No bIII – Tríade aumentada
IV e V – Tríades maior
VI e VII – Tríade diminuta.
Observe que a menor melódica tem tríades mais parecidas com a maior.
O bemol associado ao grau ocorre para representar a diferença entre uma estrutura maior e uma estrutura menor. Vamos tomar como base dó maior e dó menor primitivo. Dó maior possui dó ré mi fá sol lá si dó. Do menor primitivo dó ré mi bemol fá sol lá bemol si bemol e dó.
Dó ré mi – F 2M 3M – I II III
Dó ré mi bemol – F 2M 3m – I II bIII (diminuiu-se meio tom no terceiro grau, por isso representou-se o terceiro grau meio tom abaixo)
Em lá menor:
Am Bm C+ D E F#dim G#dim
Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:
Na tonalidade de mi menor
Em F#m G+ A B C#dim D#dim
No tom de si menor
Bm C#dim D+ E F# G#dim A#dim
Em fá sustenido menor
F#m G#dim A+ B C# D#dim E#dim
Em dó sustenido menor
C#m D#dim E+ F# G# A#dim B#dim
Em sol sustenido menor
G#m A#dim B+ C# D# E#dim F#dim
Em ré sustenido menor
D#m E#dim F#+ G# A# B#dim C#dim
Em dó sustenido maior:
A#m B#dim C#+ D# E# F##dim ou G dim; G##dim ou Adim
*Neste caso, pela necessidade de representar o dobrado sustenido é melhor enarmonizar o campo harmônico para Bbm. Não sabe o que é enarmonia? Aqui no BLOG tem essa resposta!
Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:
Em ré menor
Dm Em F+ Gm A Bbdim C#dim
Em sol menor
Gm Am Bb+ Cm D Edim F#dim
Em dó menor
Cm Dm Eb+ F G Adim Bdim
Em fá menor
Fm Gm Ab+ Bb C Dbdim Ebdim
Em si bemol menor
Bbm Cm Db+ Eb F Gdim Adim
Em mi bemol menor
Ebm Fm Gb+ Ab Bb Cdim Ddim
Em lá bemol menor
Abm Bbm Cb+ Db Eb F Gdim
#VemProSouzaLima
Uma atividade interessante é tocar todas as estruturas em seu instrumento, se melódico arpejando, se harmônico arpejando e com acordes.