Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor melódica?

Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor melódica?

Quais são as tríades de um campo harmônico menor baseado na escala menor melódica?

Como é a quarta publicação especialmente com este tema precisamos recordar, caso esta seja sua primeira leitura, que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior responde a uma escala diatônica maior. O campo harmônico menor de maneira peculiar responde a três escalas menores (primitiva, harmônica e melódica). Pronto!

Nesta publicação veremos os graus de uma escala menor melódica.

São 12 tonalidades menores, que usufruem cada uma de 36 conjuntos diferentes, ou pela tríade, ou pela sétima ou pelas extensões.

Como os acordes são formados?

Os acordes no modo menor são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala (cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes).

Sendo assim quando tríades o campo harmônico menor baseado na menor melódica forma:

No I e II  – Tríades menores

No bIII – Tríade aumentada

IV e V – Tríades maior

VI e VII – Tríade diminuta.

Observe que a menor melódica tem tríades mais parecidas com a maior.

O bemol associado ao grau ocorre para representar a diferença entre uma estrutura maior e uma estrutura menor. Vamos tomar como base dó maior e dó menor primitivo. Dó maior possui dó ré mi fá sol lá si dó. Do menor primitivo dó ré mi bemol fá sol lá bemol si bemol e dó.

Dó ré mi – F 2M 3M – I II III

Dó ré mi bemol – F 2M 3m – I II bIII (diminuiu-se meio tom no terceiro grau, por isso representou-se o terceiro grau meio tom abaixo)

Em lá menor:

Am Bm C+ D E F#dim G#dim

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:

Na tonalidade de mi menor

Em F#m G+ A B C#dim D#dim

No tom de si menor

Bm C#dim D+ E F# G#dim A#dim

Em fá sustenido menor

F#m G#dim A+ B C# D#dim E#dim

Em dó sustenido menor

C#m D#dim E+ F# G# A#dim B#dim

Em sol sustenido menor

G#m A#dim B+ C# D# E#dim F#dim

Em ré sustenido menor

D#m E#dim F#+ G# A# B#dim C#dim

Em dó sustenido maior:

A#m B#dim C#+ D# E# F##dim ou G dim; G##dim ou Adim

*Neste caso, pela necessidade de representar o dobrado sustenido é melhor enarmonizar o campo harmônico para Bbm. Não sabe o que é enarmonia? Aqui no BLOG tem essa resposta!

Observe as tríades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:

Em ré menor

Dm Em F+ Gm A Bbdim C#dim

Em sol menor

Gm Am Bb+ Cm D Edim F#dim

Em dó menor

Cm Dm Eb+ F G Adim Bdim

Em fá menor

Fm Gm Ab+ Bb C Dbdim Ebdim

Em si bemol menor

Bbm Cm Db+ Eb F Gdim Adim

Em mi bemol menor

Ebm Fm Gb+ Ab Bb Cdim Ddim

Em lá bemol menor

Abm Bbm Cb+ Db Eb F Gdim

#VemProSouzaLima

Uma atividade interessante é tocar todas as estruturas em seu instrumento, se melódico arpejando, se harmônico arpejando e com acordes.