23 abr Quais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor primitiva?
Quais são as tétrades de um campo harmônico menor seguindo a escala menor primitiva?
Primeiro precisamos recordar que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico menor responde a três escalas menores: menor primitiva, menor harmônica e menor melódica.
Lembre-se que a primeira frase pode parecer repetido se já leu os demais textos, mas alguém pode chegar aqui como primeira leitura.
Você já leu a série sobre tríades? São 4 publicações: tríades na escala maior, menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. E já há uma sobre tétrades maiores.
Nelas já tratamos que são doze campo harmônico menor, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), baseado em trinta e seis conjuntos.
Os acordes, tríades e tétrades, são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala, cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes. A tétrade é fruto de três sobreposições de terça (F – 3 – 5 – 7).
Sendo assim quando tétrades o campo harmônico menor calcada na escala menor primitiva forma:
I, IV e V – Tríades menores com sétima menor
bIII e bVI Tríades maiores com sétima maior
bVII – Tríade maior com sétima menor.
II – Tríade diminuta com sétima menor, o que chamamos de tríade meio diminuta.
Lembre-se que a aplicação do bemol nos graus refere-se a comparação com uma escala maior homofônica – Observe abaixo que em comparação ao grau o III, VI e VII estão meio tom abaixo, independente de ser sustenido ou bemol, o importante é a comparação entre graus homônimos.
Dó ré mi fá sol lá si – I II III IV V VI VII
Dó ré mib fá sol lab sib – I II bIII IV V bVI bVII
Em lá menor:
Am7 BØ C7M Dm7 Em7 F7M G7
Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:
Em mi menor:
Em7 F#Ø G7M Am7 Bm7 C7M D7
Em si menor:
Bm7 C#Ø D7M Em7 F#m7 G7M A7
Em fá sustenido menor:
F#m7 G#Ø A7M Bm7 C#m7 D7M E7
Em dó sustenido menor:
C#m7 D#Ø E7M F#m7 G#m7 A7M B7
Em sol sustenido menor:
G#m7 A#Ø B7M C#m7 D#m7 E7M F#7
Em ré sustenido menor:
D#m7 E#Ø F#7M G#m7 A#m7 B7M C#7
Em lá sustenido menor
A#m7 B#Ø C#7M D#m7 E#m7 F#7M G#7
Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:
Em ré menor:
Dm7 EØ F7M Gm7 Am7 Bb7M C7
Em sol menor:
Gm7 AØ Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7
Em dó menor:
Cm7 DØ Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7
Em fá menor:
Fm7 GØ Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7
Em si bemol menor:
Bbm7 CØ Db7M Ebm7 Fm7 Gb7M Ab7
Em mi bemol menor:
Ebm7 FØ Gb7M Abm7 Bbm7 Cb7M Db7
Em lá bemol menor:
Abm7 BbØ Cb7M Dbm7 Ebm7 Fb7M Gb7
Resumo feito! Amanhã prosseguimos com as tétrades do campo harmônico menor baseado na menor harmônica!
#VemProSouzaLima