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Quais são as tétrades de um campo harmônico maior?

Quais são as tétrades de um campo harmônico maior?

Quais são as tétrades de um campo harmônico maior?

Primeiro precisamos recordar que os campos harmônicos são construídos através de escalas diatônicas. O campo harmônico maior então responde a uma escala diatônica maior.

Você já leu a série sobre tríades? São 4 publicações: tríades na escala maior, menor primitiva, menor harmônica e menor melódica.

Nelas já tratamos que são doze as escalas maiores, a partir das doze alturas do sistema temperado (dó, dó sustenido ou ré bemol, ré, ré sustenido ou mi bemol, mi, fá, fá sustenido ou sol bemol, sol, sol sustenido ou lá bemol, lá, lá sustenido ou si bemol e si), então são doze campos harmônicos maiores.

Os acordes, tríades e tétrades, são sobrepostos em terças diatônicas, ou seja, terças encontradas da própria estrutura do tom sobre cada grau da escala, cada escala tem sete graus então são sete fundamentais para os acordes. A tétrade é fruto de três sobreposições de terça (F – 3 – 5 – 7).

Sendo assim quando tétrades o campo harmônico maior forma:

I e IV Tríades maiores com sétima maior

II, III, e VI – Tríades menores com sétima menor

V – Tríade maior com sétima menor.

VII – Tríade diminuta com sétima menor, o que chamamos de tríade meio diminuta.

Em dó maior:

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 BØ

Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por sustenido:

Em sol maior:

G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#Ø

Em ré maior:

D7M Em7 F#m7 G7M A7 Bm7 C#Ø

Em lá maior:

A7M Bm7 C#m7 D7M E7 F#m7 G#Ø

Em mi maior:

E7M F#m7 G#m7 A7M B7 C#m7 D#Ø

Em si maior:

B7M C#m7 D#m7 E7M F#7 G#m7 A#Ø

Em fá sustenido maior:

F#7M G#m7 A#m7 B7M C#7 D#m7 E#Ø

Em dó sustenido maior:

C#7M D#m7 E#m7 F#7M G#7 A#m7 B# Ø

Observe as tétrades apresentadas em sequência de tons vizinhos por bemol:

Em fá maior:

F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 E Ø

Em si bemol maior:

Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 AØ

Em mi bemol maior:

Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 DØ

Em lá bemol maior:

Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7 Fm7 GØ

Em ré bemol maior:

Db7M Ebm7 Fm7 Gb7M Ab7 Bbm7 CØ

Em sol bemol maior:

Gb7M Abm7 Bbm7 Cb7M Db7 Ebm7 FØ

Em dó bemol maior:

Cb7M Dbm7 Ebm7 Fb7M Gb7 Abm7 BbØ

Resumo feito! Amanhã prosseguimos com as tétrades do campo harmônico menor, em uma série que vai cumprir todas as possibilidades diatônicas.

#VemProSouzaLima