Quais são as principais referências da música argentina?

Quais são as principais referências da música argentina?

Quais são as principais referências da música argentina?

Antecipadamente, conversando com dois amigos argentinos com intuito de contribuir com os estudantes brasileiros interessados na música argentina, pude arguir: Quais são as principais referências da música argentina?

E tive a resposta primeiro do meu amigo Marcelo Braga, que trouxe um norte  importante para toda questão, principalmente condicionando os ouvidos de quem procura essa escuta para uma abertura de um amplo repertório musical portenho!

Segue sua resposta:

Os artistas mais importantes da cena musical argentina são grupos e solistas em vários estilos, por exemplo, no folclore de projeção Carlos el Negro Aguirre, trio Aca Seca, Orozco Barrientos, Puente Celeste, Jorge Fandermole, Raly Barrionuevo.

Em outros estilos de música argentina Lisandro Aristimuño também se destacam , Ernesto Jodos, Luis Salinas, Pedro Aznar. Só para citar alguns, pois há uma lista enorme de músicos emergentes que estão abrindo caminho com propostas musicais muito interessantes.

Não posso deixar de citar em minha opinião as referências históricas de sempre Spinetta, Charly, Cerati, Giecco e Fito Páez no rock nacional; Piazzolla, Troilo, Salgán e Pugliese no tango; Atahualpa Yupanqui, Cuchi Leguizamón, Mercedes Sosa e o Falú no folclore. Eles são uma fonte constante de inspiração para novas tendências.

Só posso agradecer ao amigo Marcelo por orientar nossos ouvidos, os ouvidos brasileiros para uma obra fonográfica tão próxima e ao mesmo tempo tão distante da nossa realidade musical!

#VemProSouzaLima