Quais são as principais características do Xote?

Quais são as principais características do Xote?

Quais são as principais características do Xote?

Xote é um gênero brasileiro, binário, oriundo da região nordeste, e que se consolidou no mercado fonográfico na década de 1940 por influência do fenômeno cultural Luiz Gonzaga – compositor e intérprete fundamental da música brasileira.

O ritmo possui andamento médio para lento. O xote é pautado normalmente em compasso dois por dois. E possui repertório consagrado em tonalidade – maior e menor.

O xote faz parte dos festivos juninos em conjunto a ritmos como o baião, o xaxado e arrasta-pé.

Habitualmente o acento característico do ritmo ocorre no segundo pulso, em relação de primeira subdivisão, similar o que ocorre no samba e no arrasta-pé sendo possível interpretar o acento como uma incidência de som grave no segundo tempo, ao invés de intensidade de fato.

É possível afirmar que o ritmo possui instrumentação tradicional brasileira com o agrupamento conhecido como trio de Forró – voz, acordeom, zabumba e triângulo, cujo o canto é desempenhado por uns dos instrumentistas do grupo, ou até por todos eles.

A estrutura composicional do xote está estabelecida de forma binária, ou seja, sob duas partes com ou sem re-apresentação da primeira seção onde uma delas ressoa como um hipotético refrão.

Referências para ouvir o xote?

Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Alceu Valença, Elba Ramalho, Falamansa, Rastapé, Bicho de pé.

Vale lembrar a origem que se dá por aí em que eu particularmente não verifico grandes relações com o schottisch europeu, mas esse assunto será ainda discutido em nosso blog em outro momento. Esse artigo será ampliado!

Gostou? Compartilhe!

#VemProSouzaLima