Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

A flauta transversal é um instrumento bastante sensível. Eu mesmo em uma oportunidade deixei cair uma parte da flauta, lembrando que o instrumento se divide em três partes (leia o infográfico – As características da Flauta Transversal).

Evite quedas! Os danos são normalmente graves! A parte que sofreu a queda, começou imediatamente a apresentar problemas. E quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

1. Enferrujar

É possível administrar a higiene do instrumento, a cada três ou quatro anos leva-la ao luthier para uma limpeza completa. A má conservação afeta o equilíbrio do instrumento, da afinação ao manuseio.

2. Vazamento

O vazamento atrapalha o desenvolvimento da sonoridade, e pode estar na deteriorarização das chaves por queda ou ferrugem, nas estopas ressecadas e até na ligação entre as partes.

3. Ressecamento

Ao ressecar as sapatilhas ou estopas o instrumento perde aderência, e pode chegar a ser inviável tocá-lo. Caso ocorra o ressecamento será preciso trocar as sapatilhas com um luthier especializado. Para se prevenir do ressecamento basta conservar o instrumento hidratado e distante de fontes de calor intenso. Sabe aquele estudo que termina com a flauta sobre o móvel que pega sol? Não dá!

Então?

Vale as dicas! Estamos aqui intensamente para isso! Se gostou compartilhe!

#VemProSouzaLima