Fale Conosco

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?

O saxofone é um instrumento que possui durabilidade considerável, e a parte que lhe é mais sensível são as sapatilhas. A palheta sua substituição é usual e contínua, tanto pelo aspecto do timbre quanto pela durabilidade.

Vamos lá?

  1. Enferrujamento

Todo material metálico está sujeito a oscilações de umidade, enferrujamento e desgaste de pintura (quando dourada). Tudo isso pode até ocasionar danos ou como alguns saxofonistas costumam dizer: encravar a história do instrumento.

Logicamente que o excesso não é bem-vindo, para ser então preciso cuidá-lo no dia a dia, e a cada meia década talvez, se houver necessidade, em um luthier dar um banho de ácido para restaurar. Lembrando que isso é um serviço para um especialista.

2. Vazamento

O vazamento atrapalha o instrumentista, seja quem for, e a deteriorarização das chaves por queda ou ferrugem, nas estopas ressecadas e até na ligação entre as partes, são questões naturais do saxofonista. Alguns instrumentistas se adaptam e possuem consigo um kit de ferramentas para pequenos ajustes, em outros casos o melhor é recorrer a um luthier.

3. Ressecamento

O ressecamento das sapatilhas ou estopas é um processo até que natural relacionado com a durabilidade e até qualidade do material do instrumento. No entanto, o saxofone se exposto a altas temperaturas pode acelerar esse processo que atrapalha e muito a vida do instrumentista. É preciso ocasionalmente hidratar as partes mantendo equilíbrio total no apuramento do instrumento.

Caso ocorra o ressecamento será preciso trocar as sapatilhas com um luthier especializado, que saberá substituir com qualidade. Já adianto que é um processo caro.

4. Palheta

Trocar as palhetas de um saxofone é algo totalmente habitual. Não se preocupe. Tenha um bom kit de palhetas, com questões que possibilitem a variação de timbre, como o tradicional bambu ou as mais modernas de acrílico.

Então?

Valeu as dicas? Estamos aqui intensamente para isso! Se gostou compartilhe!

#VemProSouzaLima