Quais os principais problemas que podem ocorrer em um piano?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um piano?

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um piano?

O piano é um instrumento que aparentemente possui poucos problemas. Lembre-se que estamos tratando do piano acústico, seja vertical ou de calda. Um piano elétrico necessita de outros cuidados.

Atenção!

A afinação é o primeiro ponto que deve ser destacado. Manter o piano afinado semestralmente contribui para a manutenção da máquina, de ação das cordas.

Quando se pressiona uma tecla um mecanismo completo se articula, movendo-se para acionar a corda em um martelar.

Entre as peças que se movem pode ser gerado desgaste, por falta de regulagem principalmente, o que pode acarretar em um afundamento das teclas. Dado problema é recorrente, desencadeado por desgaste ou até falta de uso.

Sim, um piano parado tem os mesmos, ou até mais problemas que um piano em plena utilização.

As cordas oxidam. E podem se romper. O encordoamento do piano é caro, é a substituição, assim como a citada afinação, deve ser realizada por um especialista.

É comum também que os pianos sejam alvos do cupim. Mesmo em madeira tratada, a vulnerabilidade em certas regiões, principalmente em países de clima tropical, é notória.

Verifique sempre que possível seu instrumento. Dentro. Fora. De baixo. Pegar um foco no início otimiza o tratamento caseiro.

Se o foco de cupim for muito grande será preciso remover o piano para uma estufa especializada no tratamento.

O acabamento das teclas, melhor dizendo, o revestimento, que pode até mesmo ser de marfim, pode se descolar por excesso de uso. Ou até mesmo pela ação do calor. Evite expor excessivamente seu instrumento ao sol.

Pronto!

Aprecie! Está série visa contribuir com sua escolha!

A dúvida persiste? Ou já sabe quais os principais problemas que podem ocorrer em um piano?

#VemProSouzaLima