21 out Quais os principais problemas que podem ocorrer com um cavaquinho?
Quais os principais problemas que podem ocorrer com um cavaquinho?
Está aí uma grande preocupação de todos que estudam um instrumento musical. Afinal quais os principais problemas que podem ocorrer com meu instrumento?
Aqui estamos tratando do cavaquinho!
1| Empenamento do braço
Há um mito sobre tensionamento da corda levar ao empenamento do braço. Na realidade o tensionamento da corda de afinação tão aguda quanto a um cavaquinho não pode responder por esse problema. O empenar do braço na realidade é fruto da utilização de uma madeira verde. Que não estava pronta para se estabilizar plenamente quanto ao uso da corda.
Para um ou outro instrumento é aconselhável soltar as cordas a cada vez em que se guarda o instrumento. Mas não culpe a afinação. Os meus cavaquinhos ficam guardados afinados, confio totalmente no luthier que o produziu, e consultei da questão.
2| Desgaste dos trastes
Como as cordas realmente tem tensão alta, e são de aço, os trastes podem se desgastar. E se ocorreu esse desgaste a troca de trastes pode ser inevitável. Claro, é válido lembrar que o que potencializa o desgaste dos trastes é a execução com cordas enferrujadas. A ferrugem raspa de maneira a piorar a fricção natural da corda com traste.
Esta troca de trastes deve ser realizada por um luthier.
3| Tampo e cavalete
Dada o tensionamento da corda, já vi muitas vezes o abaloamento do tampo, e em instrumentos de grandes luthieres. Procure sempre um cavaquinho equilibrado, o tampo não pode ser muito fino para a produção do instrumento. E o cavalete precisa ser muito bem colado. É até comum cavaquinhos que estouram o tampo e o cavalete, abrindo lateralmente no caso do tampo, ou quebrando totalmente se for o cavalete.
Aí o conserto é inevitável, e pode sair caro. Só um luthier será capaz de avaliar.
4| Realimentação em instrumentos elétricos
O cavaquinho é um instrumento da região aguda, acima do dó central do piano. E os captadores em grande parte utilizados pelos instrumentistas são adaptações de violão. Dado este fato é comum que haja realimentação, já que como o instrumento é mais agudo e a capacidade do captador também está em frequências graves, o processo de reverberação é natural.
Para solucionar a questão alguns colocam acolchoados internos no instrumento quando vão tocar ao vivo. Prefira um equalizador que cancele frequências que o instrumento não possui.
O cavaquinho parte de 296 hertz abaixo disso um pouco de palheta e ruídos.
5| Rompimento de tarraxa e perda de afinação
Quebrar tarraxa é comum, procure ao comprar um instrumento ou substituir algum conjunto um jogo de tarraxas que possua a possibilidade substituição, mecanismo que ocorre por parafusos.
Por enquanto é isso! Gostou da publicação? Compartilhe!
#VemProSouzaLima
A ilustração da capa faz parte da minha coleção metodológica Universo dos Sons, com desenhos do Karmo!